Nove de 22 mineiros soterrados na China são encontrados mortos

 


25/01/2021

Nove dos 10 mineiros ainda presos a centenas de metros de profundidade em uma mina de ouro no le]ste da China foram encontrados mortos, anunciou nesta segunda-feira a imprensa estatal chinesa. Uma explosão em 10 de janeiro em uma mina de ouro em Qixia, na província oriental de Shandong, bloqueou 22 mineiros a várias centenas de metros de profundidade.

Desde então, 10 morreram, 11 foram resgatados vivos no domingo e um ainda é procurado, informou a agência de notícias Xinhua. O primeiro resgatado foi retirado da mina às 11h13 de domingo. O trabalhador, que se disse em estado extremamente fraco, foi levado às pressas para um hospital para tratamento. "Durante dias nos revezamos para limpar os destroços do poço. Hoje, finalmente conseguimos o resultado que esperávamos", afirmou um dos socorristas.


A estrutura geológica do solo, formada por rochas duras como o granito, complica as operações de perfuração, segundo a televisão pública CCTV.  "Os obstáculos são muito grandes. Precisaremos de pelo menos mais 15 dias, ou até mais, antes de chegarmos aos mineiros", disse Gong Haitao, vice-diretor do serviço de comunicação das autoridades locais.

Graças a um cabo de metal baixado por um túnel escavado na rocha, os socorristas conseguiram levar alimentos e remédios para o grupo de mineiros presos a 580 metros de profundidade. Para trazer os homens à superfície, a equipe de resgate tenta aumentar um dos túneis. Eles também perfuram outros.

Na sexta, a CCTV divulgou imagens de escombros removidos do solo e de uma perfuração sendo realizada. O grupo de 10 mineiros tentou localizar os desaparecidos usando lasers e alto-falantes, mas até agora sem sucesso, de acordo com a agência de notícias Xinhua.

Os acidentes em minas são comuns na China, onde este setor sofre com a segurança insuficiente e os regulamentos raramente são cumpridos. Em dezembro, por exemplo, 23 mineiros perderam a vida em uma mina de carvão em Chongqing, no sudoeste do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário