A CBF divulgou o calendário oficial da Copa do Nordeste 2024. A competição, que é de chancela da entidade, será iniciado em janeiro e a final está prevista para o início do mês de junho.
De acordo a CBF, o Nordestão 2024 começa dia 07 de janeiro com a fase preliminar. Nesta fase inicial, 16 clubes estarão disputando acesso para a fase de grupos, que será iniciado em 04 de fevereiro.
Para não chocar com os campeonatos estaduais, a CBF reservou 13 datas para as partidas da Copa do Nordeste, que terá a grande final sendo realizada em 09 de junho.
já estão garantidos na fase de grupos todos os nove campeões estaduais de 2023, além do clube mais bem posicionado no ranking da CBF 2023 de cada uma das três melhores federações nordestinas no ranking (Bahia, Ceará e Pernambuco). Se o melhor ranqueado dessas federações for também o atual campeão estadual ou se esse time não tiver disputado a 1ª divisão no ano anterior, então a vaga passa para o segundo melhor ranqueado.
Já para a Pré-Copa do Nordeste se classificam 16 times. Os primeiros nove são o melhor posicionado no ranking da CBF 2023 de cada um dos estados do Nordeste, excluindo-se aqueles classificados para a fase de grupos ou que não tenham disputado a 1ª divisão estadual em 2022.
Além desses, também disputa o Pré-Nordestão a equipe mais bem classificada em cada um dos campeonatos estaduais de 2022 das sete melhores federações nordestinas no ranking da CBF 2022 (todas exceto Sergipe e Piauí), excluindo-se aquelas classificadas para a fase de grupos ou pelos critérios já descritos.
Confira abaixo quem está classificado para cada fase da Copa do Nordeste 2024.
Garantidos na fase de grupos
América-RN (campeão portiguar)
Bahia (campeão baiano)
Ceará (via ranking)
CRB (campeão alagoano)
Fortaleza (campeão cearense)
Itabaiana (campeão sergipano)
Maranhão (campeão maranhense)
Náutico (via ranking)
River-PI (campeão piauiense)
Sport (campeão pernambucano)
Treze (campeão paraibano)
Vitória (via ranking)
Garantidos na Pré-Copa do Nordeste
ABC (via ranking)
Altos (via ranking)
ASA (vice-campeão alagoano)
Botafogo-PB (via ranking)
Confiança (via ranking)
CSA (via ranking)
Ferroviário (via ranking)
Iguatu (terceiro colocado no Cearense)
Jacuipense (vice-campeão baiano)
Juazeirense (via ranking)
Moto Club (vice-campeão maranhense)
Potiguar de Mossoró (3º colocado no Potiguar)
Retrô (vice-campeão pernambucano)
Sampaio Corrêa (via ranking)
Santa Cruz (via ranking)
Sousa (vice-campeão paraibano)
GE
Nenhum comentário:
Postar um comentário