Criança de 11 meses morre de calazar no Bairro do Leader


Na manhã deste sábado, 19, a equipe do Rota 324 esteve em uma residência situada no Bairro do Leader, onde uma família ainda abalada nos falou sobre o falecimento de Laura Estefane de 11 meses.

O motivo do óbito, leishmaniose. 

Segundo o pai da criança, Valmir Feitosa dos Santos, várias queixas foram dadas no setor responsável da Prefeitura Municipal de Jacobina e alguns agentes até visitaram o local, porém examinaram apenas os cachorros da casa e  não deram o devido valor às denúncias feitas de que alguns cachorros da vizinhança estavam infectados com a doença, mais conhecido por calazar.

A pequena Laura começou a apresentar os sintomas da doença, porém em Jacobina nenhum médico conseguiu diagnosticar o problema, só sendo descoberto em Salvador. Na quarta-feira, 16, após constatar alteração no baço, os médicos de imediato iniciaram os exames pré-operatórios e a cirurgia ficou marcada para a manhã deste sábado, mas ela não resistiu e faleceu por volta das cinco horas da manhã.

"Ainda ontem minha filha estava tão espertinha, brincando com a mãe no hospital e hoje de madrugada recebo uma notícia dessas" disse o pai emocionado que ainda nos contou que outra criança do bairro foi contaminada, mas felizmente conseguiu se recuperar, o mesmo não aconteceu com um outro vizinho que também faleceu após ser constatado a mesma doença.

O corpo da pequena Estefane está sendo trazido por uma ambulância da PMJ junto com sua mãe Micaela Araújo e será sepultada ainda hoje.

Vizinhos nos contaram da preocupação com os filhos, e que o único meio que estavam encontrando para expressar suas aflições eram o site de relacionamentos Facebook “temos aqui no bairro pessoas criando cachorro doente e quando vamos reclamar eles dizem que ninguém mexa com seu animal, pois ele está ali para proteger sua casa, o mesmo vizinho é criador de cabra e bezerro” disse.

Em Jacobina é público e notório a presença de cães sem donos vagando pelo centro da cidade ou atrapalhando o sono dos moradores dos bairros nas redondezas, e nada, absolutamente nada de concreto é feito e a pergunta que fica no ar é: Quantas crianças mais será preciso morrer para que alguma providência seja tomada? Quantas famílias terão o sofrimento estampado no rosto após ver uma vida sendo interrompida?

Segundo informações, há duas semanas, uma campanha contra Leishmaniose foi cancelada pela Secretaria de Saúde e os agentes foram direcionados para os focos de dengue, e que, apenas três agentes estão trabalhando no combate ao calazar para uma cidade com 80 mil habitantes. 

Nossa cidade está cheia, muito cheia de problemas que só são resolvidos (quando resolvidos) depois que a mídia expõe, esperamos que esse seja mais um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário