Gol fará 1º voo comercial com biocombustível amanhã


Gol BioQAV_211013


A Gol realiza nesta semana o primeiro voo comercial com biocombustível do Brasil. A companhia não revelou os detalhes técnicos da operação, como a composição do combustível a ser utilizado.

O voo está marcado para quarta-feira, 23 de outubro, para homenagear Santos Dumont, que fez seu primeiro voo nessa data em 1906. O Gol G3 1408 decola de São Paulo, de Congonhas às 12h42, com pouso em Brasília programado para 14h30. A Gol fez um voo teste, não comercial, em 19 de junho do ano passado, usando combustível à base de óleo vegetal e gorduras animais.

Após o voo de quarta-feira, o ministro da Secretaria da Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, falará à imprensa, ao lado do vice-presidente técnico operacional da Gol, Adalberto Bogsan. O Valor apurou que o ministro pode anunciar o plano da Copa Verde: todos os 250 voos feitos pelas seleções nacionais durante a Copa do Mundo, em 2014, serão realizados por aviões movidos a biocombustível. O programa é desenvolvido pelas companhias TAM, Gol, Azul e Avianca, desde o início do ano.

O setor tem o compromisso de até 2050 reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa, em relação a 2005. Em 25 de junho deste ano, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) publicou resolução que permite a adição do querosene alternativo ao querosene de aviação (QAV-1), até o limite de 50% em volume, para consumo em turbinas de aeronaves.

Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário