Moradores da cidade de Conde, localizada no litoral da Bahia, permanecem em estado de alerta devido ao aumento do nível do Rio Itapicuru.
No último domingo, 07/4, o nível do Rio atingiu a marca preocupante de 797 centímetros, medida ultrapassa significativamente o limite de alerta de inundação, estabelecido em 635 centímetros.
Nesta quarta-feira, 10/4, vídeos e fotos foram postadas por moradores da região que mostram o Rio com o volume de água impressionante, já avançando próximo a algumas moradias da região ribeirinha como por exemplo na barra da Siribinha, onde o Itapicuru deságua no mar.
O volume das águas do Itapicuru subiu consideravelmente devido a incidência de chuvas que ocorreram na região das cidades por onde o rio passa, no seu trajeto até a cidade do Conde, onde encontra o litoral.
O Itapicuru tem dois braços, o Itapicuru-Açu, que nasce no limite entre os municípios de Antonio Gonçalves e Campo Formoso, e o Itapicuru-Mirim, afluente temporário com a nascente entre Jacobina e Miguel Calmon, também no Piemonte Norte da Chapada Diamantina.
Seu curso segue no sentido Oeste-Leste, de forma praticamente perene durante o ano todo, fato relativamente raro nesta região. Passa pelas estâncias hidrominerais de Caldas do Jorro e Caldas de Cipó e deságua no oceano Atlântico no município do Conde.
Bahia Acontece
Nenhum comentário:
Postar um comentário