Jovens blogueiros da BA e RJ trocam experiências sobre comunidades





Aconteceu na manhã desta terça-feira (16), em Salvador,  um 
seminário que discutiu a comunicação nas comunidades, com foco nas favelas. O evento mostrou a realidade de dois jovens que se conhecem há dois anos, vivem a mesma realidade, porém em estados distintos.
Enderson Araujo tem 20 anos, é baiano e estudante do último ano do ensino médio. Ele quer ser jornalista. Há três anos é diretor do Mídia Periférica, grupo de comunicadores jovens do bairro de Sussuarana. Renê Silva, 18 anos, é carioca. Ele também sonha em fazer faculdade de jornalismo. Os dois contaram como se utilizam das mídias digitais para tentar resolver problemas das comunidades onde vivem.

"Meu objetivo sempre foi resolver os problemas da comunidade. Tentar de alguma forma chegar ao governo, aos órgãos públicos para poder resolver os problemas de saneamento básico, esgoto a céu aberto, postes sem iluminação, ruas esburacadas", revelou Enderson.
"Através das mídias digitais eu conseguir ter um pouco de entrada nos meios de comunicação mais tradicionais. Estou conseguindo elevar um pouco a autoestima da minha comunidade, mostrar um pouco o que é a minha comunidade", disse Renê.
Experiência
Os dois jovens vivem realidades tão próximas que decidiram encurtar distãncias e trocar ideias que alimentam o mesmo sonho, dar uma voz dígna a comunidade em que vivem. Esta é a segunda vez que eles se encontram.
"Eu acho que eu aprendendo com Renê, com o que ele fez lá no Complexo do Alemão. Eu acho que ele também leva um pouco do que fazemos aqui e isso é importante", diz Enderson.
"Os problemas são os mesmos, de asfalto, ruas esburacadas, postes sem iluminação. Então esse intercâmbio é muito bom porque mostramos que isso não está acontecendo só no Complexo do Alemão, isso também está acontecendo na Bahia, no Brasil inteiro. Então vamos nos unir para tentarmos resolver junto com o governo, com instituições privadas, e tentar resolver esses problemas da comunidade", fala Renê.
Helicóptero no entorno do Complexo do Alemão. (28/11) (Foto: Marcos P/VC no G1)Helicóptero no entorno do Complexo do Alemão
(Foto: Marcos P/VC no G1)
Interpretação
Renê se prepara para um passo maior. Na segunda-feira (22) estreia a nova novela das oito da Rede Globo, 'Salve Jorge'. Renê irá fazer uma participação na novela,interpretando ele mesmo.

"Vou mostrar como funciona o jornal da comunidade. Vamos entrevistar moradores, personagens reais, que já são moradores da comunidade, como a mulher que vende empadinha, o fotógrafo do Alemão, a outra que vende sacolé. As pessoas reais estarão participando e mostrando os talentos da comunidade e os problemas sociais como sempre mostramos", diz o garoto, que ficou conhecido por narrar a invasão no complexo do Alemão.
 G1 BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário