A UM ANO DAS OLIMPÍADAS, O QUE FOI FEITO DO CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE DE JACOBINA?


Resultado de imagem para CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE DE JACOBINA 

09/09/15- Em outubro de 2013, no gabinete do prefeito Rui Macedo, foi anunciado a imprensa e presentes, que o município tinha acabado de ser contemplado com um CIE (  Centro de Iniciação ao Esporte).  À época, a notícia foi mais comemorada ainda porque, dos vários municípios baianos que pleitearam o CIE, apenas dois, Jacobina e Guanambi, teriam sido contemplados mesmo  não atendendo ao requisito de ter mai de 100.000 habitantes.

O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e já foi costruido na maioria das cidades contempladas, mas o que foi feito da unidade de Jacobina

Resultado de imagem para CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE DE JACOBINA

O CIE trata-se de uma mini-vila olímpica que conta com Ginásio Poliesportivo com arquibancada para 177 lugares, área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público), além de estruturas de atletismo, e engloba, num só espaço físico, atividades e prática de esportes com resultados satisfatórios, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes visando a formação de futuros atletas para disputarem as Olimpíadas de 2016.

Em Jacobina a área onde seria construído o Centro de Iniciação ao Esporte possui 7.000 metros quadrados e está localizada no bairro da Caeira.

De acordo com o Departamento de Infraestrutura de Esporte, o prazo para a implantação do Centro deveria ser de 210 dias, mas em Jacobina nunca saiu do papel

O município não necessitaria realizar nenhum aporte financeiro, precisava apenas disponibilizar terreno e fazer a terraplanagem, em condições de acesso (água, energia, esgoto, etc) e com características adequadas à implantação. O terreno até foi doado, mas a terraplanagem nunca foi realizada, e o projeto  foi praticamente engavetado pela gestão Rui Macedo, sepultando as possibilidades de que alum atleta jacobinense quem sabe disputar os jogos olímpicos de 2016.

Segundo o vereador Carlinhos da Caixa os recursos para a construção do projeto foi conseguido graças a  intervenção do Deputado Federal, Lúcio Vieira Lima . Inicialmente os recursos foram comemorados pela gestão, mas um desalinhamento político posterior teriam levado o prefeito a enterrar o projeto, para não beneficial politicamente o deputado aqui na região, afirmou o edil. Ainda segundo  Carlinhos da Caixa, os recursos continuam disponíveis para o município, basta apenas o prefeito querer. Tentamos contato com o prefeito para saber sua posição sobre o assusto, mas não obtivemos resposta.

Emerson Rocha / Bahia Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário