A Rota da Independência aporta na Baía de Todos os Santos

Rota da Independência

Depois de percorrer cinco municípios do Recôncavo Baiano, chegou a vez da cidade de Itaparica receber a Rota da Independência. Com o objetivo de difundir informações sobre a Independência do Brasil na Bahia — através de atividades históricas e culturais, — o evento acontece na próxima terça-feira (20), na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. - Itaparica. Com o tema 2 de Julho é todo ano, 2 de Julho é todo dia, a rota é uma realização da Fundação Pedro Calmon/ Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com a Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac).

Quem aporta nas praias da Ilha de Itaparica, talvez nem imagine que naquelas areias percorreram figuras que tiveram papel crucial nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia. Para o secretário de Cultura e Turismo de Itaparica, Everton Santos, “Este ano é especial para Itaparica, por voltar a integrar a Rota da Independência. Esse projeto é de fundamental importância para rememorar e valorizar todos aqueles que alguma forma contribuíram para a Independência do Brasil na Bahia”.



Programação – O evento está previsto para acontecer das 09h às 18h, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. – Itaparica. Pela manhã, a Biblioteca de Extensão (Bibex), estará na unidade com levando interação ao ar livre, brincadeiras e leituras com a equipe do projeto Família Verde Plantão, uma banda lúdica de palhaços que faz apresentação sobre as lutas da Independência da Bahia. Também haverá estande da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé.

Já à tarde, no festival 2 de Julho é todo ano, 2 de Julho é todo dia, terá a apresentação do espetáculo Berrantes, realizada pelo grupo de estudantes da Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), com coreografia de Nilmara Rocha.  A dança retrata os aspectos da cultura nordestina, homenageando Luís Gonzaga.

A programação local está assegurada com a participação dos grupos da Ilha de Samba de Roda do CASI (Centro de Atenção a Saúde do Idoso), Grupo Marejá, Os Guaranis e a Fanfarra Municipal José Fernando Figueiredo (FAMJEFF).
Encerrando o dia, aula espetáculo Histórias Estoriósas da Independência da Bahia, com a Cia de Teatro Finos Trapos, que fala sobre a importância da celebração da Independência do Brasil na Bahia, com objetivo de informar a população sobre a data através da arte. Na aula-espetáculo, o tema é apresentado de forma acessível ao contar sobre a história da independência do Brasil na Bahia e de seus personagens históricos e míticos. Para fechar a programação ainda haverá apresentação de filarmônica no local.

Contexto Histórico - Entre 1821 e 1823, a ilha de Itaparica foi cenário para importantes batalhas durante as lutas pela Independência do Brasil na Bahia. Dentre alguns personagens, destacou-se Maria Felipa de Oliveira, a heroína negra da Independência, como era conhecida.  Felipa liderou um grupo de mulheres e homens de diferentes classes e etnias em defesa da soberania nacional. Durante as batalhas, um grupo liderado por ela, incendiou 42 embarcações da esquadra portuguesa, permitindo ao povo de Salvador a supremacia nos embates e a definição da situação, com a vitória sobre as tropas da dominação portuguesa.

Rota da Independência - Realizada pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Rota visa reforçar na memória dos municípios que participaram das lutas pela Independência do Brasil na Bahia, seus respectivos papéis no processo, fortalecendo o senso cívico e cultural dos mesmos. Com o tema 2 de Julho é todo ano, 2 de Julho é todo dia, a Rota 2016 conta com a parceria da Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) e revisita algumas dessas cidades, levando uma programação com música, arte e oficinas de leitura, de 13 a 30 de junho. Os municípios de Santo Amaro (13), São Francisco do Conde (14), Cachoeira (15), São Felix (16), Maragogipe (17), Itaparica (20) e Caetité (29) receberão a Rota da Independência, que este ano, celebra nove anos. Todas as informações e atividades estão disponíveis no site www.fpc.ba.gov.br.


Acompanhe tudo sobre a Rota da Independência


Assessoria de Comunicação
Fundação Pedro Calmon | SecultBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário