Deputada britânica é morta a tiros quando participava de encontro com eleitores no condado de West Yorkshire


A deputada trabalhista britânica Jo Cox, assassinada por um radical de direita - Foto: Divulgação




A deputada britânica Jo Cox, do Partido Trabalhista, foi assassinada nesta quinta-feira (16) em Birstall, perto de Leeds, na Inglaterra. Ela tinha 41 anos, era casada e mãe de dois filhos. Cox foi baleada e esfaqueada por volta das 13h locais (9h em Brasília). Socorrida, morreu uma hora depois. Além da deputada, um homem de 77 anos ficou ferido no ataque, mas sem gravidade.

A tragédia ocorreu em Birstall perto de Leeds, no condado de West Yorkshire, quando esta participava num encontro com eleitores da sua região.

Polícia avalia local em que a deputada britânica Jo Cox foi atacada, em Birstall

Cox defendia a permanência do Reino Unido na União Europeia. A votação está marcada para a próxima semana, e a disputa acirrou os ânimos entre os britânicos. Relatos sobre o ataque diziam que o assassino gritou “Reino Unido primeiro”, um slogan adotado pela extrema-direita britânica.

A polícia prendeu um suspeito de 52 anos que portava armas. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, cancelou um discurso que faria na campanha contra o rompimento com a União Europeia, e lamentou a morte de Cox: “A morte de Jo Cox é uma tragédia. Ela era uma deputada comprometida e interessada”.

As duas campanhas em torno do plebiscito sobre a manutenção do Reino Unido na União Europeia suspenderam suas atividades nesta quinta.


Link curto: http://brasileiros.com.br/JNE5v

Nenhum comentário:

Postar um comentário