Jacobina: Grupo Nevton Sangalos comemora 10 anos de atividades


Nossos Primeiros 10 Anos de História

Iniciamos nossa atividade em 16/16/2006, alugamos uma garagem para comprar material reciclável (papelão, plástico, latinha e etc.), que ficava em frente à AABB. Passados dois meses houve uma grande chuva em Jacobina, e o galpão molhou muito, danificando todo o material guardado, dessa forma tivemos que parar a atividade.

Seis meses depois insisti no negócio, mesmo contra a vontade do meu saudoso pai, Daniel Paulo de Oliveira. Ele, mesmo contra sua vontade, mas sempre me apoiando, orientando e ajudando, ficava na garagem comprando o material reciclado, agora localizada na Rua Duque de Caxias.

Uns três meses mais tarde consegui, com a ajuda do amigo Leonardo e o engenheiro ambiental Flávio, a permissão de coletar material reciclável na JMC/Yamana. Eu pegava papel e papelão no almoxarifado, saco plástico no laboratório e resíduo no refeitório, esse trabalho era feito uma vez por semana. Tive que comprar uma S-10 usada para fazer essa coleta, nesse período tive o auxílio do meu amigo e funcionário Perivaldo. É importante salientar que o material que eu pegava lá, o valor que eu revendia era mais baixo que o custo que eu tinha pra buscar, e ai vinham os amigos e alguns familiares dizendo que eu estava louco, porque eu já tinha duas lojas de embalagem na cidade e estava pegando lixo na mineração. Mas o meu pensamento estava atrás da serra, e não no pé da serra.

O tempo foi passando e apoiado pelos próprios funcionários da JMC/Yamana abri uma empresa de reciclagem, com todas as licenças, municipal, estadual e federal, comprei um caminhão fordão D60/1968, chamado queixo duro, onde eu mesmo dirigia. Com o decorrer do tempo foi aumentando também a variedade de resíduo para madeira, papelão, plástico, lona, classe II A e B, e classe I perigoso. Alugamos um depósito localizado na Catuaba, onde fazíamos a segregação dos resíduos para enviar cada um para seu aterro específico em Feira de Santana, Salvador e Camaçari.

Em 2008 compramos um caminhão melhor, um Mercedes 1418, ano 2004, que foi uma estrondosa evolução. Fechamos o nosso primeiro contrato com a JMC/Yamana, e tomamos um prejuízo grande por falta de conhecimento sobre as planilhas de custo. Entretanto, com auxílio da própria mineração, fui aprendendo a fazer esses custos. Logo em seguida fechamos outro contrato no setor de limpeza e serviços gerais, aonde chegamos a ter 45 colaboradores ao todo.

Nesse período fui estimulado novamente pela JMC/Yamana em fazer uma faculdade, e fiz a faculdade de gestão ambiental. As minhas filhas Iasmin e Danielle, começaram a trabalhar comigo, e me ajudaram muito, logo em seguida também o meu filho Pedro.

Continuando nossa caminhada visitei empresas do nosso ramo, em todo o estado e fora dele, onde cresci muito em aprendizado com essas visitas. Investi muito em equipamentos, veículos e galpões. Quero ressaltar o apoio que tivemos do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal, além do apoio financeiro particular do amigo Carlos Enrique Soares Santana. Estes quando no momento de dá o salto para o crescimento, nos deram apoio total. Hoje fazemos 10 anos nessa atividade ambiental, conseguimos montar uma estrutura grande de galpões (um total de dez), vários equipamentos e cinco veículos de trabalho (2 caminhão roll-on, 2 prensas, 12 contêineres entre outros).

Agradecimentos

Em primeiro lugar agradeço a Deus, ao divino espirito santo e a minha família, com o apoio especial da minha esposa Alzira Sangalo Rodrigues.

Em segundo lugar agradeço a JMC/Yamana por ter nos dado a oportunidade de aprender, e ter acreditado no nosso potencial.

Em terceiro lugar agradeço aos funcionário (amigos), porque foram eles que me ajudaram a chegar até aqui, como não posso colocar o nome de todos, coloco o nome de Daniela Rodrigues representando todos. Dani como irmã, amiga e funcionária. Obrigado e obrigado.

E para finalizar agradeço a todos os amigos que me apoiaram direta e indiretamente. direta e indiretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário