Festas juninas: veja os primeiros socorros no caso de queimadura


Image result for queimadura em fogueira


24/06/16- O mês de junho é o campeão de ocorrências registradas sobre queimaduras. Acender fogueiras, assim como brincar com fogos de artifícios, é tradição dos baianos, principalmente no interior do estado. Por conta disso, o Corpo de Bombeiros da Bahia reuniu algumas dicas de primeiros socorros para que as pessoas saibam como agir neste tipo de acidente.
É importante entender, no entanto, que existem diferentes tipos de queimaduras: as de primeiro, as de segundo e as de terceiro grau.
As de primeiro grau são aquelas que atingem a primeira camada da pele, deixando apenas um tom avermelhado e podem ser facilmente tratadas em casa. As de segundo grau, atingem a derme e a epiderme. A pele fica avermelhada, com manchas e já aparecem a formação de bolhas causando dor e inchaço. Já as de terceiro grau atingem todas as camadas da pele inclusive os ossos, e a pele fica preta devido à carbonização dos tecidos.
Tratamento:
1 passo – coloque o local afetado debaixo da água fria (nos casos das crianças assustadas, a depender do local queimado, coloque-a no chuveiro com roupa e tudo).
2 passo – avalie rapidamente o grau da queimadura.
3 passo – aplique um curativo no local afetado (não use esparadrapo, pois a cola na hora da retirada pode arrancar pedaços da pele)
4 passo – não esquecer de sempre procurar os cuidados médicos.
O que NÃO FAZER:
– NÃO PASSAR gelo, ovo, óleo de cozinha;
– NÃO PASSAR pasta de dente ou nenhum outro creme;
– NÃO PASSAR pó de café (pode prejudicar ainda mais )
– NÃO RETIRAR as roupas grudadas no corpo ( pois pode haver desprendimento da pele )
– NÃO ESTOURAR as bolhas (pois se estourar estará sujeito a infecções).

Agora na Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário