PRESOS SÃO BENEFICIADOS COM PROJETO DO "TOPA" EM JACOBINA



14/06/16- Os detentos da carceragem da delegacia de Jacobina não alfabetizados que desejam mudar de vida tem uma boa oportunidade. O projeto  Todos Pela Alfabetização , ( TOPA),  do governo do estado está sendo disponibilizado aos que desejam aprender  a ler e escrever.

Esta semana o projeto recebeu a visita de Márcio Argolo, um dos coordenadores do TOPA na Bahia, que em  um bate-papo de cerca de uma hora com os presos , explicou  como o projeto funciona e tirou alguma dúvidas.


Segundo o coordenador da 16ª COORPIN, Dr Eduardo Brito, foi necessário se fazer algumas adequações para que o TOPA pudesse ser realizado na delegacia de Jacobina , pois originalmente ele é disponibilizado apenas para presídios.

" Fizemos todo o possível para que o TOPA viesse para nossa delegacia, promovendo assim a ressocialização do cidadão. Sabemos que existem indivíduos que se enveredam pela criminalidade mas gostariam de mudar de vida, e aprender a ler e a escrever é fator Sine qua non para que isto se torne realidade.

Ainda segundo o coordenador, inicialmente apenas 10 detentos se dispuseram a formar uma turma, mas todos que desejarem poderão participar, inclusive como monitores de turmas, basta para isso terem o segundo grau completo. Os presos que participam são beneficiados com uma bolsa de estudos mensal

O coordenador falou ainda que o TOPA na delegacia faz parte do projeto HUMANIZAR. Acompanhado pelo Conselho Comunitário de Segurança e pelo Ministério Público, o HUMANIZAR É desenvolvido pela coordenadoria há cerca de 3 anos, proporcionando aos detentos atendimento médico e odontológico, vacinação, inclusive de H1N1, exames prévios de cirurgia, visita de grupos religiosos e aulas de artesanatos. Além disso, todo preso que chega na carceragem, recebe um kit com produtos de higiene e uma revista evangélica


Segundo Gil, uma das monitoras do projeto, o HUMANIZAR   vem proporcionando  resultados importantes desde que passou a ser desenvolvido na delegacia, reduzindo substancialmente o número de rebeliões, motins e fugas.

Para Célia Aparecida, de São Paulo, o projeto mudou sua vida. Antes depressiva, agora, com o contato com o artesanato e com as aulas do TOPA, ela ganhou um novo sentido para sua vida, e agora sonha em sair da vida do crime e reencontrar sua filha, na região sul do estado. Já João Silva, chefe da turma de alfabetização, o TOPA é a oportunidade de escrever uma nova história para sua vida, literalmente.

Dona Célia aprendeu a confeccionar fuxico e fofoca nas aulas de artesanato

Emerson Rocha / Bahia Acontece


Peças artesanais confeccionadas pelos detentos

Jãoo Silva frequenta aulas do TOPA e aprendeu a fazer peças com a técnica de origami

Kit entregue aos presos



Mário Argolo e Gil, uma das monitoras do Humanizar


Nenhum comentário:

Postar um comentário