Atividades deste mês alertam para a hepatite C

Atividades deste mês alertam para a hepatite C
Até 5 de julho, em parceria com a Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo na Baixada Santista - DRS-4 e o Ambulatório Médico de Especialidades, a ONG Grupo Esperança que presta apoio aos portadores de Hepatites Virais da Baixada Santista realizará mutirão de orientação à prevenção da doença realizando também a testagem rápida de triagem para Hepatite do tipo C para os usuários e colaboradores do referido serviço regional. O local é conhecido pela população de toda a região pelo ambulatório de especialidades e pela dispensação de medicamentos de alto custo e de outros do componente especializado. O endereço é Rua Alexandre Martins nº 70 no bairro da Aparecida e o atendimento para a testagem rápida da Hepatite C será das 9h às 12h e das 13h às 16h.A pessoa interessada preferencialmente acima de 40 anos, não precisará estar em jejum. A coleta é indolor através de uma simples "picadinha" no dedo, e os resultados reagentes terão encaminhamento imediato para investigação diagnóstica para monitoramento /ou tratamento.
HEPATITE C


A Hepatite C, inflamação do fígado pela infecção do vírus HCV que é transmitido por sangue contaminado, através de transfusões, acupuntura, agulha ou seringas compartilhadas, instrumentos de manicure e similares quando não corretamente esterilizados, entre outros materiais que possam conter sangue, nos quais o vírus da hepatite C pode sobreviver por várias horas em condições de infectar outra pessoa. Portanto, essa transmissão pode ocorrer em situações corriqueiras do dia-a-dia, o que releva a necessidade de informação visando a prevenção, bem como a realização do teste de detecção.
Orientação à prevenção primária para os meios de transmissão, como também ação de prevenção secundária, ao encaminhar com agendamento pré-estabelecido, para acompanhamento ambulatorial especializado, os que eventualmente apresentaram resultado reagente na testagem, são ações que colaboram para muitos desses a estagnação das graves formas evolutivas da doença, como a cirrose hepática e o câncer de fígado possibilitando também a chance de cura, e isso totalmente gratuito a todos, cumprindo as prerrogativas do SUS. Novas drogas e com eficácia de quase 100%, descobertas em um passado recente pela ciência e dispensadas aos brasileiros pelo SUS desde 2015, estão possibilitando a cura e colocando o Brasil como modelo na expectativa da Organização Mundial da Saúde de eliminar o HCV até o ano de 2030.
No entanto pela característica assintomática (quando sintomas aparecem já há formas evolutivas graves), estima o MS que 650 mil brasileiros estão infectados com o vírus C e não sabem dessa sua condição, o que motiva as ações de testagem, principalmente em público geral, pois as formas de transmissão podem estar em procedimentos corriqueiros do dia-a-dia de qualquer pessoas. (Noticias ao Minuto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário