Procurador-geral da República solicita que STF mantenha prisão de Lula


Um parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República (PGR) interino, Alcides Martins, solicita que o ex-presidente Lula permaneça preso. O procurador é contrário ao pedido da defesa do petista, que solicita que as mensagens trocadas entre procuradores da República sejam compartilhadas.

No parecer, Alcides Martins afirma que as mensagens não são provas lícitas e não comprovam a inocência de Lula. “Ainda que se admitisse a utilização, nestes autos, da ‘prova ilícita’ de que ora se trata, isso não beneficiaria Luiz Inácio Lula Da Silva nos moldes pretendidos pelos impetrantes, e, tampouco, teria o efeito de lhe devolver a liberdade”, escreveu.



Os advogados de Lula alegaram que novos fatos revelados em reportagem do site The Intercept, tornam suspeitos os procuradores que atuaram nos processos. Por outro lado, o PGR afirma que a defesa de Lula está “deturpando a verdade dos fatos” e se baseando em “argumentação frágil”.

Alcides afirmou ainda, que as mensagens citadas pelo The Intercept, do MPF e do Poder Judiciário, extraídas do aplicativo Telegram, não tiveram autenticidade e integridade verificadas na perícia.

O presidente Lula está preso desde abri de 2018, na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Na próxima segunda (23), o petista completa um sexto de cumprimento da pena a qual foi condenada.

EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário