Presos de delegacia na BA participam de festa de Natal com familiares


Presos participam de confraternização de Natal junto com familiares (Foto: Divulgação/Polícia Civil)



Os 53 presos que atualmente estão custodiados na Delegacia Territorial de Cícero Dantas, cidade distante 308 quilômetros de Salvador, tiveram um dia especial na última terça-feira (22), quando participaram da 10ª edição do "Natal dos Encarceirados". O evento promove uma confraternização entre os detentos, que podem convidar duas pessoas, além dos filhos.

Em conversa com o G1, o delegado titular Ozório Miguel Ramos explica que toda a sociedade local se movimenta para promover a confraternização, com direto a feijoada para 180 pessoas. "Virou uma espécie de movimento social na cidade. A ideia surgiu dos advogados dos presos, e hoje muitas pessoas nos procuram querendo contribuir com dinheiro, alimentos e trabalho voluntário", afirma o delegado.

Ele destaca que além da confraternização de Natal, diversas ações são mantidas durante todo o ano. "São coisas que são direito do preso, mas que raramente são feitas. Por exemplo, se o detento fica doente hoje, nós o levamos para o médico hoje; se ele precisa de remédio, a gente consegue; se há presos que não conseguem falar com os familiares, a gente franqueia o telefone para que eles falem. Promovemos também visitas especiais uma vez por mês, em que o preso pode receber os familiares fora do xadrez, sem algemas", enumera Ozório.

Através de nota, a Polícia Civil informou que todas estas ações contribuem para a delegacia de Cícero Dantas ser considerada a mais tranquila da região. "Há nove anos que não ocorrem tentativas de fugas ou rebeliões por aqui", afirma o delegado. "Quando um preso novo chega, os outros já avisam para ele 'ficar na dele', para que não haja uma punição e eles percam esses benefícios", acrescenta.
Na confraternização de Natal da última terça, mesas e cadeiras foram colocadas do lado de fora das celas, que ficaram abertas. Contudo, o delegado afirma que a segurança é reforçada durante a festa. "Fazemos um cerco com 15 policiais, e apoio da PM, e abrimos o espaço para os detentos poderem confraternizar", explica Ozório.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário