Tônia Carrero ressurge em foto e filho revela que artista possui hidrocefalia oculta: “Não anda e nem se comunica”


Veja fotos de Tônia Carrero atualmente


Longe das telinhas desde “Senhora do Destino” (2004), Tônia Carrero, de 93 anos, apareceu em fotos postada por familiares durante as comemorações de Natal em sua casa, no Rio de Janeiro. Nos cliques, a veterana se manteve sentada em uma poltrona.
O filho da atriz, Cécil Thiré, explicou que a mãe sofre com hidrocefalia oculta. O estado da artista é “estável”, porém "ela não se comunica mais" e nem consegue "andar normalmente”, segundo o jornal “Extra”.

"Ela herdou da mãe dela [que terminou a vida exatamente da mesma maneira] uma doença congênita chamada hidrocefalia oculta, que consiste no acúmulo de líquido provocando pressão interna no cérebro. A consequência mais imediata é o comprometimento da marcha. Em 2000, ela foi operada para a instalação de uma válvula que leva o líquido para o abdômen. Depois disso, ela atuou com grande sucesso em três peças, um filme (pelo qual ganhou um prêmio internacional) e uma boa participação na TV Globo", disse o sobrinho da famosa, Leonardo Thirry, à publicação.
Tônia foi submetida a uma segunda cirurgia em 2008 para a troca de válvula, mas desde então não conseguiu se comunicar normalmente. "Em 2008 foi necessário trocar a válvula. As estatísticas são de que menos de 10% de quem faz a segunda cirurgia volta ao normal. Ela não voltou. Perdeu a capacidade de andar e quase nunca fala.”
O parente de Tônia destacou, contudo, que ela continua lúcida e passa o dia vendo televisão. "Ela é 100% lúcida, vê TV com muita atenção, foi ao teatro ver o espetáculo dirigido por meu primo Carlos Artur Thiré e mantém intacto o seu fabuloso senso de humor... Ela se cuida muito: aos 93 anos surpreende a sua fisioterapeuta com a flexibilidade que demonstra durante as sessões. Tônia tem duas acompanhantes que se revezam a cada dois dias e toda a sua dieta é muito controlada. Ela dorme bem, gosta da rotina e está muito tranquila".
Vale lembrar que, em julho, chegaram a circular boatos de que Tônia havia morrido. A neta da veterana, Camila Thiré, foi às redes sociais para assegurar que a avó estava viva e bem.
MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário