.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

Municípios do interior terão atendimento remoto para casos de AVC e infarto

Municípios do interior terão atendimento remoto para casos de AVC e infarto
Solar Boa Vista abrigará Central Telemedicina | Foto: Rede Bahia
Um novo projeto do governo do Estado para a saúde pretende levar o atendimento de especialistas para municípios do interior com uso da internet. Serão implantadas dezenas de salas de estabilização para pacientes com AVC e infarto, nas quais será possível realizar atendimento remoto com neurologistas e cardiologistas da capital. A informação foi divulgada nesta terça-feira (18) pelo governador Rui Costa durante o lançamento do projeto Vídeo Policiamento. “Na maioria das regiões do estado, não temos médicos especialistas de plantão. Nós estamos montando as salas de estabilização, interligadas com Salvador, onde teremos neurologistas e cardiologistas de plantão. Com isso, um médico que não é especialista fará o atendimento orientado”, afirmou. 


Em entrevista ao Bahia Notícias, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou que será construída em Salvador a Central Estadual de Telemedicina, com assinatura da ordem de serviço prevista para 2019. A unidade deve ocupar o Solar Boa Vista, em Brotas, casarão que abrigava a Secretaria Municipal de Educação até que um incêndio praticamente destruiu a estrutura, em 2013. “As negociações para aprovação do projeto estão avançadas com o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]”, comemorou. 
Como parte da rede de atendimento, serão criadas 52 salas de estabilização para AVC e infarto agudo do miocárdio em hospitais estaduais e municipais. Os médicos generalistas de plantão serão orientados remotamente, a partir da Central. “Ele vai ser atendido remotamente, online, através de uma vídeo wall instalada na central aqui em Salvador. Lá serão três câmeras, uma para o paciente, uma móvel HD para examinar e uma terceira para o médico, além de monitores para todos os equipamentos”, detalhou Vilas-Boas. De acordo com o secretário, a Bahia será o primeiro estado a implantar esse tipo de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). (por João Brandão / Renata Farias - Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário