Globo é condenada a indenizar psicólogos por veicular matérias sobre 'cura gay'

Resultado de imagem para reportagem da globo sobre cura gay

A Rede Globo foi condenada à indenizar, por danos morais, um grupo de psicólogos por veícular matérias sobre a suposta "cura gay" no Jornal Nacional e no Fantástico. A decisão foi do juz Júlio Roberto dos Reis, da 25ª vara Cível de Brasília. 
 
Segundo o portal Migalhas, os profissionais em questão entraram na justiça em 2017 pedindo a suspensão dos efeitos da resolução 1/99 do Conselho Federal de Psicologia (CFP). A resolução estabeleceu normas de atuação para os psicólogos em questões envolvendo a orientação sexual de seus pacientes. Os psicólogos poderiam estudar ou atender àqueles que, voluntariamente, buscassem orientação sobre sua sexualidade. 

A emissora divulgou reportagens sobre a decisão judicial no Jornal Nacional e no Fantástico em setembro de 2017, e as intitulou "Cura Gay". As reportagens teriam afirmado que os demandantes da ação na Justiça Federal seriam um grupo de psicólogos que defendem o tratamento de reversão social, tratando a homossexualidade como doença. 

Os psicólogos pediram indenização por danos morais e um pedido de desculpas formal da Globo. A emissora afirma, em sua defesa, que as reportagens citaram apenas frases presentes nos autos da ação, sem emitir opinião. 

No entanto, o Magistrado decidiu que, em reportagem, a Globo se referiu de forma ofensiva aos psicólogos, utilizando-se inclusive da palavra "charlatanismo". A emissora terá de indenizar uma das psicólogas em R$30 mil por danos morais. Os outros profissionais receberão R$10 mil cada. BN

GPRIME

Nenhum comentário:

Postar um comentário