Lula pede para deixar prisão e ir a enterro do irmão; PF nega



Resultado de imagem para lula pede para ir a enterro do irmao

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta terça-feira (29) à Justiça para deixar a prisão ainda hoje e comparecer ao velório e ao enterro de seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá. Segundo o pedido feito pela defesa de Lula. Os advogados do ex-presidente alegam que Lula tem direito a comparecer ao enterro com base na Lei de Execução Penal, cujo artigo 120 prevê que presos podem deixar a cadeia em caso de morte de "cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão", no entanto a Polícia Federal negou o pedido na noite esta terça-feira. Entre os motivos da negativa, a PF cita risco de fuga, atentado e protestos de grupos contrários e favoráveis ao petista.

A juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena de Lula, ainda não tomou a decisão final sobre o caso. Ela aguardava tanto um informe da PF sobre a viabilidade do pedido de Lula, como uma manifestação do MPF (Ministério Público Federal). O parecer do MPF, também contrário à saída temporária do ex-presidente, veio cerca de meia hora depois do documento da polícia.

A defesa de Lula já entrou com um recurso no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) contra uma suposta omissão de Lebbos, e quer que o pedido seja julgado durante o plantão da Corte.

O sepultamento de Vavá está marcado para as 13h desta quarta (30) no cemitério Paulicéia, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.


Bahia Acontece, com informações de bol.uol.com.br
Foto: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário