CARTÓRIOS DE JACOBINA: MOROSIDADE NO ATENDIMENTO DOS CARTÓRIOS CAUSA TRANSTORNOS A POPULAÇÃO.


Há muito que as pessoas que necessitam dos serviços cartoriais na comarca de Jacobina reclamam da demora no atendimento e das constantes filas que precisam enfrentar para realizar serviços cartoriais na cidade. Para conseguir fazer procedimentos simples como reconhecimento de firmas e etc, o cidadão tem que enfrentar uma verdadeira maratona que começa logo pela manhã e se prolonga até as 13 horas, quando o atendimento se encerra .


Pra começar, o local onde atualmente funciona a maioria dos cartórios da cidade, na praça Rio Branco, é um galpão com instalações improvisadas, onde as pessoas tem que se espremer em um corredor estreito e abafado enquanto esperam a distribuição das senhas, geralmente feitas a partir do meio dia.
Para conseguir a senha, o cidadão tem que chegar o mais cedo possível, pois os cartórios distribuem entre dez a quinze senhas por dia, portanto quem não chegar entre estes eleitos, tem que voltar outro dia.

" É um absurdo, já é o segundo dia que venho aqui e não consigo senha, vou ter que voltar amanhã"
" Disseram que ia privatizar pra melhorar mas não adiantou nada" .

Para nos inteirar do que acontece na comarca de Jacobina, procuramos o Juiz Bel.  Joanísio de Matos Dantas Júnior, Juiz diretor e titular da 1ª Vara Cível e Registros Públicos, que no expôs o retrato da real situação que enfrenta a Comarca de Jacobina.

Segundo o magistrado, a deficiência registrada nos cartórios locais é causada por uma carência crônica de servidores, agravada pelas recentes aposentadorias de dois servidores, responsáveis pelos Cartórios de Registro Civil e Protesto de Títulos.
Segundo o Bel, as aposentadorias forçaram a realização de um remanejamento de pessoal, que contribuiu com o prejuízo no atendimento.

Ainda segundo o Dr. Joanísio, a situação pode se agravar ainda mais, com a previsão de mais aposentadorias de servidores na comarca de Jacobina para este ano ainda.

Infelizmente não há solução a curto prazo.  A solução está na realização de concurso para delegatários por parte do Tribunal de Justiça, para que os cartórios sejam privatizados, mas ainda não há previsão para que isso aconteça. Relatou Dr Joanísio.

Ainda segundo o magistrado, para atender nos cartórios dos sete municípios da jurisdição, Jacobina,  Mirangaba, Umburanas, Caém, Ourolândia, Várzea Nova e Serrolândia, com população estimada em mais de 200.000 pessoas, a comarca de Jacobina conta apenhas com onze servidores.

Outra informação importante que obtivemos com o Juiz, é que, ao contrário dos que a maioria da população pensa, praticamente nenhum dos cartórios da comarca foi privatizado ainda, com excessão do Cartório de Registro de Imóveis do 1º Ofício. " O reajuste das tarifas cartoriais foi uma decisão do Tribunal de Justiça, e não tem ligação com a privatização, que ainda não foi feita" explicou o Juiz.

Peço paciência a população com os servidores. Eles não tem culpa na deficiência no serviço. Todos já trabalham no limite , sendo que alguns chegam a responder por dois,. até três cartórios diferentes. O município não merece passar por esta situação, devido a sua importância política e econômica, mas não há nada que esteja a nosso alcance que possa ser feito, a não ser esperar. finalizou o magistrado.

Da redação.





Um comentário:

  1. no dia 4 de janeiro cheguei lá 5 horas da manhã para atualizar um registro de nascimento , paguei um valor de 30 reais , e no outro dia tive que chegar outra vez 5 horas da manhã para poder tirar o certidão de óbito. Agora durma com este barulho .

    ResponderExcluir