JACOBINA: CHUVAS FINALMENTE FAZEM NÍVEL DAS BARRAGENS SUBIR.

Itapicuruzinho terça, (Esq) e hoje, ( Dir)
As chuvas das últimas 24 horas em Jacobina trouxeram boas notícias para o abastecimento de água da cidade.  Ao contrário do que aconteceu durante o fim de semana passado, quando as chuvas não caíram na nascente do rio Itapicuru Mirim, que abastece as barragens do Cuia e Itapicuruzinho, dessa vez o nível dos reservatórios que abastecem o município foi bastante beneficiado .



Fomos informados por Adriano Aleixo , assessor de comunicação da regional norte da Embasa, que a Barragem do Cuia veio a sangrar por volta das 18 horas desta quarta-feira, 23. A barragem do Itapicuruzinho também aumentou bastante seu volume de água, a ponto de permitir a reativação da captação de suas águas ainda ontem pela ETA II, em Canavieiras. 



Ainda segundo informações da EMBASA, a barragem de Cachoeira Grande também registrou uma elevação de 50 centímetros em seu nível. Outra excelente notícia para a região é que as águas das últimas chuvas levaram a barragem de Pindobaçú a também sangrar, melhorando em muito a autonomia do abastecimento de água para os municípios da região, que é motivo de monitoramento constante por parte da diretoria da EMBASA. 

Adriano Aleixo concluiu dizendo que hoje a captação do Itapicuruzinho está a 40 litros por segundo melhorando bastante o abastecimento da cidade. " Estamos realizando ajustes na parte operacional , mas em muito pouco tempo os bairros mais altos da cidade, que vem sofrendo mais com o desabastecimento , estarão recebendo água na torneira, e os períodos de manobra estarão diminuindo. Mas é importante frisar que a população tem que continuar contribuindo com o uso racional de água, evitando desperdícios, pois a segurança hídrica do município só estará garantida de fato após a finalização das obras de transposição da Barragem de Pindobaçu, prevista para o mês de março. 


Foto: Colaboração leitor Marcos Vinicius.

A chuva também modificou o cenário da cidade. A do meio dia de ontem não demorou muito mas foi o suficiente para alagar vários pontos da cidade, como a Rua Francisco Rocha Pires ( a rua do SAC),A Rua coronel Teixeira ( Rua do Centro Cultural )  entre outras, alagando algumas lojas.

 Na região da Inocoop as águas do Rio da Cachoeira dos Alves alagou a faixa de terra entre os bairros da Inocoop e Jacobina II. Na região da Av. Paulo Souto, várias ruas foram alagadas. Pena que estas águas não são captadas para o abastecimento de água da cidade. Seria interessante que novos investimentos pudessem ser feitos para o barramento destas águas que veem da região da Cachoeira dos Alves, evitando assim que estas águas se percam sem aproveitamento.


Av Paulo Souto



Bairro da Caeira

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário