Índios invadem plenário da Câmara para impedir votação

Centenas de índios invadiram o plenário da Câmara, durante sessão que votava PEC que dava poder ao Congresso de demarcar terras indígenas
Centenas de índios de etnias distintas invadiram o plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, no início da noite desta terça. O grupo passou o dia nos corredores do Congresso Nacional pressionando contra a votação de uma proposta de emenda constitucional (PEC) que transfere a prerrogativa de demarcação de terras da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Legislativo.

Durante o dia, os indíos realizaram protestos pacíficos, com danças e faixas, mas, no início da noite, o clima ficou tenso: o grupo passou a pressionar os seguranças da Casa contra a porta principal do plenário. Com o risco de os vidros da entrada quebarem, os seguranças - a postos em duas fileiras de contenção - não conseguiram manter os manifestantes afastados. Ao invadirem o plenário, os índios provocaram a fuga de parlamentares.

No momento da invasão, a sessão plenária era presidida pelo deputado Simão Sessim (PP-RJ), que, imediatamente, suspendeu os trabalhos “por falta de condições”. Na sequência, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se propôs a mediar uma negociação em troca da desocupação do plenário. “O respeito pelo plenário é inegociável. O espaço do plenário já foi de um tempo muito difícil”, disse o parlamentar no discurso em que exigia a liberação do espaço ocupado. A ocupação durou cerca de 40 minutos. Depois, o grupo foi realocado para o Salão Verde, em frente ao plenário.


VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário