Criminoso morto na venida Brasil (Foto: Priscilla Souza/G1)

RIO: PASTOR E MAIS 2 MORREM APÓS TIROTEIO NA AV. BRASIL


Um tiroteio entre criminosos e policiais militares, na tarde desta segunda-feira (22), deixou três mortos e cinco feridos no cruzamento da Estrada João Paulo com a Avenida Brasil em Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio, segundo a Polícia Militar. Duas pessoas foram atingidas por balas perdidas: um pastor de 50 anos, que morreu no hospital, e uma menina de 9 anos, internada após ser baleada nas costas. Cinco suspeitos foram presos.
A Polícia Civil chegou a dizer, em nota, que dois criminosos haviam sido mortos, mas a informação foi corrigida, com apenas um suspeito morto.
As informações sobre feridos também variaram desde o início da ação. PMs que estavam no local disseram que três pessoas haviam ficado feridas. Mais tarde, o comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), tenente-coronel Paulo Roberto das Neves, e a Secretaria Estadual de Saúde, contabilizaram seis feridos.
Perseguição
De acordo com o comandante Paulo Roberto Neves, os seis criminosos, que estavam em um Honda Fit prata roubado, se depararam na Estrada João Paulo com uma blitz de rotina do batalhão e fizeram o retorno bruscamente para fugir.
Os policiais perseguiram os criminosos que foram cercados por PMs do 41º BPM (Irajá) e por policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE). Os bandidos bateram com o veículo em um poste de sinalização de trânsito e desceram atirando a esmo, dando inicio à troca de tiros.

"Esse tipo de ocorrência não é comum na área. Nós fizemos o cerco e infelizmente a reação deles provocou essa troca de tiros, ferindo dois inocentes", afirmou o comandante Paulo Roberto das Neves.
Pastor e PMs mortos
No confronto, o sargento Cristiano Calheiros Borges foi ferido no peito e morreu no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Ele era lotado no Departamento Geral de Polícia Militar (DGP) e estava trabalhando no 9º BPM através do Regime Adicional de Serviço (RAS).

Um homem que passava pelo local em uma caminhonete preta foi baleado na cabeça. Edvaldo Dias Pereira, de 50 anos, chegou a ser levado para o Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, mas também morreu.

Segundo o irmão dele, Marcos Dias Pereira, ele morava em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e estava indo com a mulher para uma igreja próxima ao local do tiroteio. "Ele era pastor na Assembleia de Deus aqui de Honório Gurgel, tinha um projeto social. Estava indo para lá e, infelizmente, aconteceu isso."

Um criminoso, ainda não identificado, também foi morto. O corpo permanecia no local até as 16h30 para a realização da perícia. O tráfego na região ficou muito complicado devido ao tiroteio.

Criança passa por cirurgia
Uma criança também foi ferida nas costas por uma bala perdida. Emily Vitoria Ramiro, de 9 anos, foi socorrida no Hospital Carlos Chagas. A menina foi operada e está internada no CTI pediátrico da unidade.  Segundo a secretaria estaudal de Saúde, seu estado de saúde inspira cuidados.

No mesmo hospital, foi socorrido o cabo Luciano Coelho Ferreira, ferido de raspão no braço.  O PM foi atendido e liberado. Ele é lotado no Batalhão de Choque (BPChq) e prestava serviço ao 9º BPM pelo RAS.

Suspeitos presos e feridos
De acordo com a PM, três suspeitos foram feridos no confronto e levados para o Hospital Carlos Chagas.  De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, Carlos Mauricio Ferreira Amaral, de 42 anos, sofreu ferimentos superficiais, foi atendido e liberado, sob custódia. Rafael Neves Moreira, de 28 anos, está em observação na sala de cuidados intensivos. Seu estado de saúde é estável. E Adriano Luiz do Nascimento foi submetido à cirurgia. Está internado na clínica cirúrgica e seu estado de saúde é estável.
Após ser liberado do hospital, Carlos Mauricio foi levado para a 22ª DP (Penha), central de flagrantes, onde já estavam outros dois suspeitos: Thiago Santos Marmelo, de 26 anos, e Gilmar Alves dos Santos Junior, de 25.
Com o grupo, foram apreendidas uma espingarda calibre 12, quatro pistolas e um revólver.
O trânsito no local continuava complicado por volta das 16h, com agentes da CET-Rio orientando os motoristas.
G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário