.

BANNER SITE JACOBINA DEZEMBRO
Pesquisadores descobrem nova espécie de peixe no Rio Negro


Uma equipe internacional de ictiologistas conseguiu descobrir um novo peixe em miniatura nas águas do Rio Negro, sendo o gênero e a espécie do pequeno ser inéditas para os pesquisadores da área. A descoberta é muito marcante, pois o peixinho tem apenas 7 milímetros a mais de comprimento do que o menor peixe do mundo e, aparentemente, conta apenas com hábitos noturnos.

Outro fato que também chamou a atenção dos cientistas é que o novo ser foi descoberto em uma parte do Rio Negro que já foi exaustamente explorada, sendo, então, realmente muito inesperado que alguém viesse a realizar uma descoberta tão rara. A barriga prateada com coloração azul do peixe chamou muita atenção pesquisadores e foi a característica responsável pela confirmação de realmente se tratar de um novo gênero.

A espécie recebeu a nomenclatura de Cyanogaster noctívaga, na qual a primeira palavra é relativa à coloração azulada do peixe (ciano), enquanto a segunda faz relação aos hábitos noturnos do animal. “Trata-se de um animal muito pequeno e estranho, completamente transparente de um lado e que, por outro lado, exibe um padrão único de cores”, revela o Dr. Ralf Britz do Museu de História Natural de Londres (Inglaterra).

A descoberta foi publicada no journal Ichthyological Exploration of Freshwaters, sendo que o peixe só foi encontrado em um único lugar do Rio Negro e no período da noite. A descoberta animou muito a comunidade científica para novos achados envolvendo espécies em miniaturas, que são favorecidas por águas pobres em minerais.

    Fonte Sci-News

Nenhum comentário:

Postar um comentário