Dia 15 de maio se comemora do dia do assistente social |
Segundo dados do Censo Suas 2012, feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), dos 120 mil assistentes sociais que atuam no Brasil, 28,5 mil desenvolvem atividades em secretarias estaduais e municipais, no Distrito Federal e nas unidades públicas que executam os serviços e concedem os benefícios do Sistema Único de Assistência Social
Em Jacobina, provocada pela vereadora Rosilene Juvêncio ( Rôse do Junco), a Câmara de Vereadores promoveu ontem, 14/5, uma sessão especial onde foi prestada uma homenagem a estes profissionais.
Estiveram presentes no prédio do legislativo a secretária de bem estar do município, Débora de Araújo Borges, Ierka Natasha Pires, assistente social do Hospital Antônio Teixeira, e Aucilean Santos, assitente social da Unopar e outros representantes da classe. Em suas falas, as profissionais ressaltaram que , apesar do que muitos pensam, assistência social não beneficia apenas os pobres, muito embora estes geralmente são os que mais precisam . O assistente social tem uma atuação muito mais ampla . " A sociedade geralmente imagina que o assistente social trabalha pra pobre, mas é preciso desmistificar esta idéia. O assistente social tem a função de garantir o direito do cidadão , independente de sua posição social ou econômica". relatou Débora Araújo, que disse ainda que o Brasil é o segundo país do mundo em número de assistentes sociais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, mas em nosso país o profissional geralmente não tem o reconhecimento que merece. Debora convocou também todos a serem defensores do assistente social, para que estes sejam valorizados e reconhecidos profissionalmente e não sejam tratados como coitadinhos, nem tenham seus direitos violados. “A atuação do assistente social visa proporcionar a melhoria das condições de vida das famílias atendidas, bem com o acompanhamento delas, ampliação do acesso a direitos e transformação de experiências individuais em processos coletivos de participação social, porisso esta pessoa abnegada e obstinada tem que ser defendido e respeitado no âmbito social em que está inserido.”
A profissão de assistente social foi legalmente reconhecida no Brasil há 56 anos , e segundo dados, apesar de se encontrar no mesmo patamar da psicologia e da enfermagem, geralmente não tem remuneração equivalente ao destas profissões.
Emerson Rocha / Bahia Acontece
Nenhum comentário:
Postar um comentário