Tesouro é resgatado de navio naufragado no Atlântico


Barras de ouro foram recuperadas de dentro do navio SS Central America, naufragado em 1857



Equipes especializadas em resgates subaquáticos retiraram nesta terça-feira aproximadamente 28 quilos de ouro de dentro de um navio americano que naufragou no Oceano Atlântico em 1857. O tesouro corresponde a 1,3 milhão de dólares (2,9 milhões de reais). A descoberta renovou especulações de que uma fortuna muito maior, de dezenas de milhões de dólares ainda esteja no navio SS Central America, que levava 425 pessoas e 21 toneladas de ouro quando afundou.
Especialistas dizem que a embarcação foi atingida por um furacão a 257 quilômetros da costa do estado americano da Carolina do Sul. O ouro era destinado a abastecer os bancos nova-iorquinos e a perda do montante provocou uma das primeiras crises financeiras mundiais. Não se sabe ao certo quanto ouro ainda está no oceano, mas acredita-se que o que os passageiros carregavam individualmente pode corresponder a quantia equivalente ao que o navio transportava para Nova York.
O ouro recuperado já havia sido rastreado a uma profundidade de 85 metros, em uma operação de reconhecimento realizada em abril. Entre o final dos anos 1980 e começo da década de 1990, expedições marítimas retiraram algo em torno de 40 a 50 milhões de dólares (89 a 111 milhões de reais) do navio. A última retirada ocorreu em 1991. Depois disso, uma longa batalha judicial interrompeu as operações de busca, que só foram retomadas este ano, depois que a empresa Odyssey Marine Exploration conseguiu na Justiça o direito de explorar os depósitos da embarcação, informou a rede BBC.
Os destroços do SS Central America foram descobertos em 1988 pelo especialista Thomas Thompson, que efetuou as primeiras operações de retirada do ouro. Investidores que apoiaram o projeto, no entanto, levaram Thompson à Justiça alegando que ele não havia cumprido com acordos firmados anteriormente. O paradeiro do especialista é desconhecido e um mandado de prisão foi emitido em 2012 contra ele.

BAND

Nenhum comentário:

Postar um comentário