MORADORES DE SANTA CRUZ DO MATÃO SOFRE COM O ABANDONO DA GESTÃO MUNICIPAL



12/07/15- A Comunidade de Santa Cruz do "Matão", nunca fez tão jus ao nome  que foi batizada.  Nossa redação esteve lá neste sábado por razões particulares, mas confessamos que ficamos impressionados com o que vimos. Os moradores da comunidade relataram que sofrem com o abandono da atual gestão desde que esta assumiu a administração do município.  A começar pela praça da comunidade. Ficamos impressionados com a visão do local. O que era pra ser um lugar de descontração e ponto de encontro dos moradores, foi literalmente ENGOLIDA PELO MATO, ou Matão.  Só conseguimos identificar que alí há uma Praça por causa dos canteiros que se sobressaem do matagal, e pelos postes de iluminação, que por sinal, segundo os moradores , também é precária.


Não parece, mas isso aqui é uma praça

Perguntamos a um morador como era o nome da praça, e ele respondeu em tom de ironia, " MEU FIO, AQUI SE CHAMA PRAÇA DO MATO". Perguntamos o porquê a praça ficou nessa situação e ele respondeu que a praça simplesmente foi abandonada.

A praça foi construída pela ex-prefeita Valdice Castro, que prometeu também fazer o calçamento e não fez, isso é uma verdade, mas pelo menos fez a praça né, só que usamos ela por pouco tempo, porque depois que ela perdeu a eleição, agente foi sendo esquecido aos poucos e o resultado é esse. Outro morador disse que comentam que o abandono acontece também porque o vereador Tiago Dias teve uma votação expressiva por lá, mas ele disse que não acredita que a política em Jacobina tenha chegado a um nível tão baixo".

" Olhe lá a praça direito, apesar de se calçada com lajotas, ninguém consegue mais nem ver o piso de tanto mato, por aí você já tira há quanto tempo ela não é roçada" disse ele.


Outra reclamação da comunidade são as estradas vicinais. Segundo os moradores, quando chove, os alunos ficam sem aulas. A prefeitura desativou a escola da comunidade, e os alunos agora tem que ir estudar em Jacobina, o problema é que é só começar a chover que o ônibus escolar não consegue passar na estrada por causa do lamaçal, diz uma moradora.


Mato toma conta da área da escola
Agente joga pedra, tijolo, tudo que acha pra ajudar mas não tem jeito. Uma coisa tão simples de resolver, mas que se arrasta sem solução. Aqui mesmo ( Morador se referindo ao trecho da foto), era só jogar cascalho, ou até mesmo aquele resto da produção de mármore, que inclusive temos marmorarias aqui bem pertinho no Tombador, que resolvia o problema, mas que nada, fica aí desse jeito.



Segundo os moradores, os alunos já chegaram a passar mais de 10 dias sem conseguir ir a escola, o que causou um prejuízo enorme ao aprendizado do conteúdo das matérias da unidade. A comunidade diz que se sente abandonada e pede que a gestão municipal olhe com mais carinho para a Santa Cruz.

" Aqui moram pais e mães de famílias, cidadãos de bem, e se isso não bastar, que se lembrem que aqui moram eleitores, e 2016 está chegando" desabafou um eleitor

Emerson Rocha / Bahia Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário