Centenas de moradores, a grande maioria dos povoados de Minação, Curralinho e Ouricuri no Município de Barrocas fecharam de forma pacífica a rodovia BA 409 trecho que liga Conceição do Coité a Serrinha no perímetro barroquense no Ponto de ônibus usado pelos moradores dos referidos povoados.
Populares estavam cobrando na manhã desta quarta-feira, 2, a implantação de redutores de velocidade (quebra-molas) para aquele local que já é marcado por muitos acidentes inclusive com vítimas fatais, como foi o caso do garotinho Kaio Santos Santana, 5 anos, morador de Ouricuri.
Os moradores garantem que os veículos passam no trecho sempre desenvolvendo grande velocidade, seja que trafegava no sentido Serrinha/Coité ou vice-versa e sempre oferecendo risco as pessoas que estão embarcando ou desembarcado o ponto.
A morte de Kaio foi justamente quando atravessou para acompanhar uma tia do pai dele que estava se dirigindo a um van para viajar pra Simões Filhos quando foi atingido e morreu na hora.
Os manifestante bloquearam a via usando galhos de árvores e portando cartazes ocuparam o meio da pista permitindo a passagem apenas de veículos de emergência.
Por volta do meio dia os lideres do movimento em acordo com a Polícia Rodoviária Estadual – PRE cujo posto fica a 2 km do local no distrito de Bandiaçu – Coité garantiram que só liberariam mediante presença de uma autoridade que garantisse levar a demanda para a Secretaria de Infraestrutura do estado – SEINFRA solicitando a construção dos redutores que para eles é a melhor forma de evitar novas tragédias.
Na região, foi lembrado do deputado estadual Alex da Piatã (PSD) que não se encontrava no local, no entanto estava em Conceição do Coité o chefe de gabinete dele Valdemí de Assis que chegou ao local às 12h45 e se comprometeu a levar uma comissão encabeçada pelo vereador barroquense Jerry da Minação na próxima semana. O transito foi totalmente liberado às 12h55.
No mesmo local dia 22 de julho de 2018 por pouco um taxista de Coité não perdeu a vida quando, depois de acessar a pista foi atingido por trás por outro carro que descia em alta velocidade, o seu carro foi arremessado dentro do mato (relembre).
Os moradores da região afirmam que quase diariamente ocorre situação de risco de acidente e já teve casos de morte.
Redação CN
Nenhum comentário:
Postar um comentário