Jacobina: CONDEMA busca esclarecer origem de tremores junto ao LabSis e Yamana Gold

 


A Diretoria do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Jacobina, CONDEMA, procura esclarecer as causas dos vários tremores que atingiram o município nos últimos meses. Para este fim, encaminhou Ofícios ao Coordenador do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e ao Coordenador de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidades da JMC Yamana Gold.

No documento ao LabSis, o diretor do CONDEMA solicita ao Prof. Dr. Aderson Farias do Nascimento, que sejam encaminhados documentos que informem as possíveis causas destas sismicidades. Além disso, solicita a participação de algum membro da equipe do Laboratório Sismológico na  reunião ordinária do órgão que irá ocorrer no dia 30 de junho de 2021, às 16h30min, por meio de plataforma digital. 




Já ao Sr. Leonardo Hellstrom Bonfim, Coordenador de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidades da JMC, o ofício enviado solicita, com base na a Lei nº. 1.116, de 20 de dezembro de 2012, que instituiu o Código Municipal de Meio Ambiente do Município de Jacobina, e no Regimento Interno no CONDEMA, o seu comparecimento a fim buscar junto ao representante da Mineradora informações os referidos sobre os tremores. Solicita também que sejam encaminhados documentos que comprovem que não há relação entre os tremores e as atividades desenvolvidas pela JMC no município.

Desde o fim do ano passado a cidade de Jacobina já sofreu 16 abalos sísmicos, alguns beirando os 2 postos na escala Richter, entretanto, até o momento, não se sabe o que realmente vem provocando estes eventos, que já causaram danos a algumas residências e provocando temos a população.


Bahia Acontece


 



Um comentário:

  1. Tenho reais convicções que o CONDEMA cumpra com seus nobres objetivos, e que seus integrantes cidadãos que amam a vida, a cidade, e seus semelhantes, continuem fazendo seu humanitário trabalho em nome de Deus.

    ResponderExcluir