MP inspeciona 19 unidades de saúde e ensino em municípios baianos

 


Dezenove unidades de saúde e ensino foram inspecionadas durante ação simultânea de fiscalização desencadeada pelo Ministério Público estadual hoje, dia 22, em municípios baianos. Em Salvador, promotores de Justiça e servidores fiscalizaram seis unidades de saúde e duas escolas. A ação do ‘Programa Saúde + Educação: transformando o novo milênio’ também ocorreu em Madre de Deus, Jequié, Itaberaba, Cruz das Almas, Porto Seguro e Simões Filho.

Segundo a promotora de Justiça Rosa Atanázio, gerente do programa, visitas realizadas às Unidades de Saúde da Família Raimundo Agripino e Sussuarana I permitiu ao MP constatar o regular funcionamento dos instrumentos. O bairro de Sussuarana, disse a promotora de Justiça, teve um aumento significativo da cobertura da atenção básica com o funcionamento de duas novas unidades. Também foram fiscalizadas unidades de saúde Zulmira Barros e Curralinho, no distrito sanitário da Boca do Rio; Cambonas e Canabrava, em Pau da Lima. No município de Madre de Deus, o MP inspecionou as unidades de saúde do Suape, Cururupeba, do Barbeirinho e do Cais.

A promotora de Justiça Cláudia Elpídio realizou inspeção virtual na Escola Municipal São Judas Tadeu, em Salvador. De acordo com ela, a escola passou recentemente por uma mudança no segmento de ensino ofertado. Ela atendia o ensino fundamental e, após a extinção do Colégio Municipal Dom Bosco, absorveu os alunos passando a ofertar a educação infantil. Os alunos do fundamental foram transferidos. De um modo geral, a unidade apresentou boas condições de uso e organização, informou a promotora de Justiça, destacando que foram constatadas algumas inconformidades, como necessidade da instalação de equipamento/parquinho para  as crianças realizarem atividades lúdica; necessidade de climatização em algumas salas muito quentes; de melhoria na rampa de acesso; de instalação de piso tátil adequado para o segmento infantil; de instalação de extintores de incêndio e de sinalização para saída de emergência; dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário