Brasileiras se destacam em filmes de Bollywood; veja fotos das atrizes


Brasileiras se destacam em filmes de Bollywood; veja fotos das atrizes



Apesar da enorme produção, o cinema indiano é concorrido para aspirantes. Em raras ocasiões, alguém que não nasceu na Índia consegue sua chance. Levantamento do jornal "NY Daily News" mostrou que, entre as principais estrelas de Bollywood, há seis jovens nascidas no Brasi. Em comum, elas viajaram até o segundo país mais populoso do mundo para trabalhar como modelos. Depois de um tempo, acabaram recebendo convites para atuar.


Os casos de mais destaque, sem dúvida, são o da gaúcha Bruna Abdullah, que já soma sete produções (três inéditas), e o da capixaba Giselli Monteiro, que estreou interpretando uma indiana e foi indicada a prêmios por isso. Apenas em 2012, o cinema indiano lançou em seu mercado interno cerca de 1.500 filmes, mais do que o dobro dos Estados Unidos. E, embora os grandes sucessos norte-americanos cheguem ao país, dificilmente têm chances nas bilheterias contra as produções locais.


O apelido Bollywood surgiu da junção de Bombaim (antigo nome de Mumbai) e Hollywood. Acabou se tornando sinônimo da cena com características particulares. Os filmes são longos: de três a quatro horas, às vezes com intervalos. As histórias são leves e com finais felizes, além de diversos números elaborados de canto e dança com dezenas ou até centenas de dançarinos. Este ano, os indianos celebram o centenário de sua indústria. O primeiro filme mudo produzido no país, “Raja harishchandra”, foi lançado em 1913. Com população apaixonada por cinema, não demorou para que Bollywood se tornasse sucesso. Nos anos 30, já eram mais de 200 lançamentos por ano.

 Aos 26 anos, Bruna é a brasileira mais conhecida no cinema indiano. Nascida em Porto Alegre e filha de pai brasileiro e mãe árabe, ela reduziu os trabalhos como modelo e se dedica com mais intensidade à atuação, beneficiada pelo fato de ser praticamente fluente em hindi. Sua primeira aparição foi durante um número musical no longa “Cash”, de 2007, mas seu primeiro papel foi no filme “I hate luv storys”, lançado em 2010. Depois disso, ela fez uma ponta em outro número musical em “Desi Boyz” (2011) e, no ano passado, fez o papel de Sameera em “Billa 2”. Bruna está ainda no elenco de duas produções com estreias marcadas para 2013, as comédias “Himmatwala” e “Grand Masti”, e de outra que será lançada em 2014, o filme de ação “Mental”. Além disso, em 2009 Bruna chegou a atuar em português, já que apareceu no primeiro capítulo da novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo, como a personagem Goa.

Giselli Monteiro

A modelo de 24 anos, nascida em São Mateus (ES), foi mantida “escondida” até a estreia de seu primeiro filme, “Love aaj kal”, lançado em 2009, um ano depois de sua chegada à Índia. Segundo o diretor Imtiaz Ali, isso foi feito para evitar críticas precipitadas por uma estrangeira interpretar a personagem indiana Harleen Kaur. A tática, aparentemente, deu certo, já que só depois da estreia a imprensa soube que a atriz era uma brasileira. E, a essa altura, sua atuação já havia rendido até indicações aos prêmios Screen, Stardust e IIFA, sendo este último considerado uma espécie de Oscar do cinema indiano. Apesar da boa recepção, porém, Giselli fez apenas mais um filme desde então, o romance “Always kabhi kabhi”, lançado em 2011, no qual interpretou justamente uma garota que quer ser atriz em Bollywood.

Izabelle Leite


Nascida em João Pessoa (PB), a modelo de 22 anos já admitiu que nem sabia o que era Bollywood e que nunca havia pensado em ser atriz antes de chegar à Índia, dois anos atrás, onde tinha um contrato inicial de apenas três meses. Mas, em julho deste ano, ela estreou nas telas como a adolescente Anu em “Sixteen”. De acordo com a sinopse oficial, sua personagem é “inteligente, sensível, ambiciosa e cheia de atitude” e sonha se tornar Miss Índia. Izabelle, que também chamou atenção da imprensa indiana ao se tornar a provável namorada do jogador de críquete e celebridade local Virat Kohli, lança ainda em 2013 seu segundo filme, “Purani jeans”.

Gabriela Bertante


A modelo, nascida em Matias Barbosa (MG) há 24 anos, vive na Índia desde 2010. Antes de atuar, ela foi convidada pela MTV indiana para se tornar VJ e depois disso participou de números de dança em dois filmes de 2012: “Devudu chesina manushulu” e “Billa 2”. Naquele mesmo ano ela fez seu primeiro papel com falas, o de Smitha, uma apresentadora de um canal de notícias em “Cameraman gangatho rambabu”. Mas “Balwinder singh famous ho gaya”, o filme que está sendo considerado sua estreia oficial, está em fase final de gravações e deve estrear ainda este ano.

Nathalia Kaur


Conhecida no Brasil como Nathalia Pinheiro, a modelo nasceu há 23 anos no Rio de Janeiro e sua conexão inicial com a Índia viria do fato de seu avô paterno ser da etnia punjabi. Depois de vencer um concurso e protagonizar um famoso calendário indiano em 2012, ela logo começou a receber convites para fazer pequenas aparições em filmes, somando até agora em seu currículo cinco títulos: “Dev son of mudde gowda” e “Department”, de 2012, e “Commando - a one man army”, “Dhalam I koottam” e “Bhai”, de 2013. Atualmente ela participa das gravações de “Rudhramadevi”, um filme histórico em 3D.

Mariah Pucu


Apenas em “Dum maaro dum”, lançado em 2011, a modelo carioca Mariah Pucu Gantois Gomes teve seu nome completo usado nos créditos. No filme, ela fez o papel de Rosanna, a sedutora namorada de um traficante. Antes disso, porém, usando variações de seu sobrenome, ela já havia feito pontas em outras produções indianas. A primeira, na qual foi creditada como Mariah Gantois, aconteceu em “Hijack”, em 2008, e na sequência vieram “Fashion” (2008) e “Teen Pati” (2010), ambas como Mariah Gomes. No Brasil, a modelo teve uma pequena participação em um episódio da primeira temporada da série “Macho man”, da Rede Globo, em 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário