JACOBINA: CONHEÇA ELIANA, UM EXEMPLO DE VIDA


Esta é Eliana Santos de Lima, de 28 anos, jacobinense, um exemplo de vida. Eliana mora no povoado de Itapicuru  e sofre de uma doença degenerativa que a deixou sem os movimentos do corpo desde os oito anos de idade. Apesar de suas limitações, Eliana é uma artista notável. Ela consegue, só com os movimentos parciais dos dedos da mão,  produzir lindas peças de biscuit, e com a venda destas peças contribui com o sustento da família.




A mãe de Eliana, dona Dona Terezinha Oliveira, contou a nossa redação que sua filha era uma criança normal até os oito anos, quando o problema surgiu. " Ela corria , brincava, ia a escola, até que um dia chegou em casa se queixando de dores no corpo." Daí em diante começamos a viver um martírio. Ela piorada cada vez mais até que ficou totalmente imóvel, só vivia deitada na cama e não mexia nenhuma parte do corpo.Éramos muito pobres e pra piorar meu marido saiu de casa quando ela estava com nove anos. Por indicação médica a levamos até São Paulo onde, após um tratamento realizada na Santa Casa de Misericórdia, ela recuperou o movimento das mãos e  voltou a conseguir se sentar", relata a mãe.



Mas Eliane não se prostrou diante de suas limitações. Com os poucos movimentos dos dedos de suas mãos retraídas, ela desenvolveu uma habilidade impressionante na confecção de peças de biscuit. A riqueza de detalhes e a qualidade das peças fazem  quem não a conhece duvidar de que a moça  seja capaz de fazê-las. E não é só isso, ela também faz pontos de cruz e bolsas artesanais. " Não gosto de dormir, aí fico até tarde assistindo tv e trabalhando, isso me diverte, diz a moça"

 

 " Um dia Eliana viu a arte da produção de biscuit em uma revista e pediu pra que eu comprasse o material para tentar fazê-las. Inicialmente ela teve dificuldades, mas foi se adaptando e aperfeiçoando a técnica e hoje, de tão bem feitas, conseguimos vender os biscuis não só para pessoas de Jacobina, mas para outros estados como São Paulo e Minas" Disse a mãe de Eliana.

Dona Teresinha relata ainda que graças a venda das peças a família consegue complementar a renda para comprar os remédios da filha, que são muito caros e não são fornecidos pelo governo
Vivemos com muitas dificuldades pois ela é encostada e recebe um salário do governo , mas nós gastamos mais de R$ 800,00 todos os meses só com remédios, que são manipulados.


Eliana também tem uma dieta especial e só pode se alimentar com comida natural. O dinheiro não dá e sou obrigada a recorrer a empréstimo não só a bancos , mas quando a coisa aperta, recorro até a agiotas, que já chegaram a cobrar de mim  30% de juros, um absurdo, mas não tem outro jeito. Esse mês mesmo estou esperando a qualquer hora a Coelba cortar nossa luz, pois já  estamos com contas atrasadas. Graças a Deus que de vez em quando vendemos umas pecinhas de bicuit e esse dinheiro nos tira do sufoco para comprar umas coisinhas para casa. Até mesmo alguns caminhoneiros que vem descarregar na mineração passam aqui e compram umas pecinhas . Vou muito pouco na rua pois ela não pode ficar sozinha, até pra ir ao banheiro tem que ter acompanhamento, mas quando vou  na cidade e vejo aquelas pessoas pedindo dinheiro, na maioria saudáveis,  lembro de minha filha e me emociono. Ela é um exemplo de vida para mim" relata a mãe de Eliana.
 

Quando questionamos se ela tem algum sonho Eliana cita sua cadeira de rodas: Se eu pudesse, compraria uma cadeira motorizada, pois esta aqui é muito antiga e pesada até pra minha mãe com uma cadeira motorizada eu teria um pouco mais de liberdade, mas hoje isso pra mim é um sonho impossível. Outra coisa que eu gostaria de ter e um computador, pois eu poderia pesquisar outros modelos de peças e renovar meu mostruário, mas isso é uma coisa que eu também terei que esperar um pouco para conseguir, porque nossa despesa é mito alta agora, temos que pagar primeiro as contas atrasadas, principalmente a de luz.

Apesar da casa simplória e de todas as dificuldades, pudemos perceber a felicidade e a união desta família. Eliana tem uma outra irmã que tem paralisia cerebral e faz tratamento na capital do estado, mas em nenhum momento percebemos o sentimento de lamúria, nem ninguém reclamando da vida, muito pelo contrário. Vimos uma família que expressava felicidade no rosto e a esperança de que dias melhores virão.Que não se deu por vencida, e que, apesar das dificuldades, teem fé em Deus e lutam por um futuro melhor

No fim Eliana não se esquece de mandar um recado. " Olha, diz lá que eu faço peças por encomenda, pra casamentos , aniversários, batizados.. Quem quiser  encomendas é só ligar para 74 9997 8868. Xau.

Emerson Rocha / Bahia Acontece.







3 comentários:

  1. Parabéns pela matéria...
    Existem pessoas com limitações menores e que se entregam a enfermidade.



    ResponderExcluir
  2. EU ACONHEÇO E REALMENTE ELA É UM EXEMPLO DE VIDA!!
    PARABENS ELIANA

    ResponderExcluir