Turista francês sofre queda de 12 metros ao fazer trilha na Chapada Diamantina




Um turista francês ficou ferido após cair em buraco com 12 metros de profundidade na Chapada Diamantina. Sebastian Bochê, 35 anos, fazia uma trilha em Lençóis quando se acidentou. De acordo com o posto de Polícia Civil do Hospital Geral do Estado (HGE), apesar do francês ter sofrido ferimentos na cabeça, ele está lúcido e consegue se comunicar na língua de origem.
O turista fazia a trilha da Cachoeira da Fumaça, que fica entre os municípios de Palmeira e Lençóis. De acordo com a Polícia Militar, como a vítima estava em um locao de difícil acesso, foi preciso montar uma estratégia especial de resgate, feito com uma corda de rapel pelo Corpo de Bombeiros de Ilhéus e o auxílio de helicóptero do  Grupamento Aéreo Militar da Bahia (Graer).  
Bochê foi estabilizado na zona de pouso e levado até o aeroporto de Lençóis, onde passou por uma avaliação antes de ser transferido para Salvador. A francesa Camilee Burghg, amiga da vítima, estava presente no momento do acidente acompanhou todo o resgate.
"Ela [Camilee] deve voltar para a França amanhã, porque já está com a passagem comprada. Como o irmão e a mãe dele, que é idosa, não têm como vir ao Brasil, eles contrataram uma empresa mundial especializada em acompanhar pessoas que sofreram acidentes no exterior, e estão esperando o estado de saúde dele estabilizar para transferi-lo para casa", afirma Cláudia Cruz, amiga da francesa.

"Eu só não sei se eles entendem a gravidade do que aconteceu. A Camilee está esgotada, porque estava sem dormir direito, sem comer, há dois dias na mata, três dias sem conseguir tomar um banho. Tem sido uma situação desesperadora", relata. 
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o estado de saúde de Sebastian está sendo avaliado por um neurologista do HGE. Na manhã desta segunda-feira (26), o governo do estado divulgou uma nota na qual declara que prestará assistência ao turista através das secretarias do Turismo, Saúde e Relações Internacionais.
Em entrevista ao CORREIO, a plantonista da Delegacia de Proteção ao Turista, Diana Carneiro, reiterou que as autoridades estão fazendo o possível para auxiliar o turista.
"Já tomamos todas as providências necessárias neste caso, e também já comunicamos o acidente e o estado de saúde dele ao Consulado Honorário da França aqui na Bahia. Agora quem deve decidir o que será feito daqui pra frente são eles, que irão se comunicar com a família da vítima", disse a delegada.  
Dois funcionários da Setur também foram encaminhados para o HGE a fim de auxiliar o atendimento do francês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário