Tecnologia: Empresa cria turbina eólica para telhados residenciais que geram até 9 vezes mais energia que modelos tradicionais


Uma Empresa canadense desenvolveu turbina eólica para telhado capaz de gerar energia ir renovável até 9 vezes mais potente se comparado com turbinas eólicas comuns.

Quando pensamos em turbinas eólicas, diversas vezes imaginamos grandes aerogeradores localizados em grandes parques ou até mesmo no mar. Entretanto, diversos desenhos de turbinas vêm em tamanhos menores, adequados para vários cenários, assim como áreas urbanas ou pequenas propriedades rurais. Foi justamente pensando nisso que a empresa canadense, Power Collective, desenvolveu uma turbina eólica para telhado chamada de RidgeBlade, conhecida por ser inovadora e eficiente ao mesmo tempo.

Turbina eólica para telhado da Power Collective pode ser 3 vezes mais rápida que modelos tradicionais

Instalação RidgeBlade RB2 Não Híbrida – YouTube

A empresa Power Collective criou as turbinas eólicas que encaixam perfeitamente no topo de telhados residenciais e comerciais. Este equipamento, capaz de gerar energia renovável, passa despercebido por várias pessoas, mas aproveita de forma eficiente a energia eólica para produzir energia elétrica.

A superfície inclinada dos telhados é altamente aproveitada pela tecnologia para direcionar e concentrar o vento. Logo após percorrer a superfície do telhado forma um ponto de compressão no topo do telhado, impulsionando o fluxo de ar por meio da turbina.


A velocidade do vento à medida que volta da crista do telhado é frequentemente mais de três vezes a velocidade real do vento ambiente, tornando-o um ótimo local para a produção de energia através de turbinas eólicas.

Caso essas turbinas eólicas sejam colocadas em uma área de alto fluxo, significa que ela tem até nove vezes mais potência se comparada com um sistema HAWT, que são as turbinas eólicas de eixo horizontal.


O design da turbina eólica para telhado permite a geração de energia renovável consistentemente, mesmo em condições de vento instável. As lâminas foram desenvolvidas para evitar ruído de operação e o equipamento foi desenvolvido para autolimitar a velocidade de rotação.


A turbina eólica para telhado possui um design específico que permite que sejam instaladas gerando o menor impacto visual possível. De acordo com a empresa responsável pelo projeto, o equipamento pode ser instalado em vários locais, incluindo residências urbanas e locais ambientalmente sensíveis como parques nacionais e áreas rurais.


Mercado de energia eólica é um dos que mais avançam em inovação

Uma startup americana chamada de Halcium, em Salt Lake City, possui um projeto que pode mudar o mercado de geração de energia renovável mundial. Trata-se da mini turbina eólica sem hélices portátil, que recebeu o nome de PowerPod.



O projeto foi desenvolvido para funcionar em ambientes urbanos e segundo seus desenvolvedores, é a turbina eólica mais poderosa e segura da história, prometendo ser até muito mais barata que painéis solares.


A turbina de energia eólica portátil tem um custo muito baixo, podendo ser menor que a geração de energia solar, com uma eficiência maior quando utilizada em áreas com menos de 300 dias de sol anuais, de acordo com os desenvolvedores. A tecnologia tem capacidade para gerar 1 KW, o que é 3 vezes mais eletricidade do que uma turbina de energia eólica comum. A potência extra se deve a um sistema avançado de pás na Chainstay, que expande a velocidade do vento em 40%.


A startup afirma que, com a nova tecnologia, o objetivo era desenvolver um dispositivo que se encaixasse perfeitamente no espaço urbano, podendo ser instalado em telhados, topo de prédios, muro, em motor homes ou qualquer superfície segura para geração de energia.


O fluxo de ar é coletado na parte de fora da bainha e, logo depois, é concentrado em uma lâmina circular que está totalmente contida dentro do equipamento. Por conta de seu formato, a casca exterior pode receber o vento de qualquer direção ou de correntes de ar vindas de várias direções ao mesmo tempo, sendo perigoso para o funcionamento de turbinas eólicas comuns.


Fonte: CGP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário