A solenidade que acontece às 8h30, no Centro Social Urbano do bairro, será o marco para as mudanças. Os postos e equipamentos ficarão situados em locais que beneficiem os bairros de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a sede principal ficará no Beco da Cultura, próximo ao Centro Social Urbano do bairro. A unidade operacional ficará na Rua do Futuro e na Rua Coreia do Sul funcionará, em um prédio de três pavimentos, a Base Comunitária.

Os 360 militares responsáveis pela segurança do local estarão coordenados pela capitã Roseane Guimarães, lotada anteriormente na 53ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Mata de São João e a 40ª CIPM (Nordeste de Amaralina) permanece sob comando administrativo e operacional do tenente- coronel Ivanildo Castro.

Cada Base Comunitária contará com 120 militares, que terão objetivo de assumir responsabilidades territoriais. “Inicialmente o trabalho da Base Comunitária com a 40ª Companhia ocorrerá em conjunto.

Gradativamente, as bases assumirão responsabilidade territorial e militares da Companhia local, assim como das Rondas Especiais (Rondesp), serão remanejados, como aconteceu na 41ª CIPM do Calabar”, explicou o coronel Pitta, da Comunicação da Polícia Militar.

Em relação à ocupação policial, ele afirmou que esta vinha acontecendo antes mesmo da ocupação para instalação das bases do Calabar. “Quando houve a operação, que resultou na morte do traficante Camisinha, a tropa já manteve ocupação”, destacou.
tranquilidade - Empolgado com as mudanças no bairro, o comerciante e morador do bairro Claudionor Rodrigues da Silva, 43 anos, afirmou já sentir a ‘tranquilidade no ar’.

“Essas Bases Comunitárias vão chegar em um momento certo. A gente não aguentava mais tanta violência, mas parece que agora a situação vai se acalmar. Vamos poder chegar do trabalho e ver nossos filhos chegar da escola com segurança”, afirmou.
Segundo a SSP, desde o anúncio da instalação da BCS no Nordeste de Amaralina, em março, a violência no local apresentou redução.

Cerca de seis meses foram necessários para ocupação do Nordeste de Amaralina e adjacências. A solenidade contará com o governador Jaques Wagner, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e o comandante geral da PM, coronel Alfredo Braga de Castro. (DP)

TRIBUNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário