Ele também previu um arrefecimento da inflação nas próximas divulgações do indicador. Segundo ele, o resultado de janeiro se deve à volta da inflação das commodities (matérias-primas), que está forte no mundo todo, e à pressão sazonal do mês. 'Janeiro costuma ter pressão de transporte e educação', afirmou Mantega.
'Em todo janeiro, vocês podem olhar, têm isso', disse o ministro, destacando que 'essas duas coisas' é que deram o 0,80 e poucos ao IPCA, um número parecido com janeiro do ano passado'. Para o ministro, esse não é um problema para o Brasil, pois a pressão de transporte e educação tende a regredir a partir de fevereiro. 'Mesmo commodities, eu acredito que elas vão ter uma trajetória decrescente ou estável nos próximos meses. Isso significa que a tendência é de arrefecimento da inflação', observou.

'Não digo fevereiro, pois ainda há pressão de transporte. Mas, a partir de março e abril, vocês verão essa pressão diminuindo', completou. Na manhã de hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação medida pelo IPCA fechou janeiro em 0,83%, o que indica uma aceleração da alta de preços ante a taxa de 0,63% de dezembro. Os grupos de Alimentos e Bebidas e o de Transportes contribuíram com 0,56 ponto porcentual para o índice, o que equivale a 67% do IPCA no mês passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário