SSA: Médicos e população de Salvador participam de palestras para identificar doença rara


Diversas cidades do país terão atividades para falar de MPS; 
doença é rara e atinge mais de 600 brasileiros

Nesta quarta-feira, 15 de maio é celebrado o Dia Internacional de Conscientização da Mucopolissacaridose (MPS). Em apoio à causa, na data, o Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, realizará duas palestras, abertas à população em geral, para disseminar informações sobre aspectos e peculiaridades da doença. A entrada é gratuita.

Segundo o médico ortopedista Marcos Almeida, que ministrará a palestra do período da tarde, às 16 horas, o diagnóstico precoce é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. A palestra inicial, às 9h30, contará com a geneticista Helena Pimentel.

A MPS é uma doença rara, hereditária, que atinge uma em cada 100 mil pessoas. Apesar de não ter cura, tem tratamento, e o diagnóstico precoce é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.

Novidade

O médico ortopedista adiantou que, no evento, será anunciada a inauguração do Ambulatório de Especialidades para atendimento das displasias esqueléticas, que incluem MPS. A unidade será referência para tratamento de doenças raras e ficará na Escola Baiana de Medicina. A previsão é que atenda 15 pacientes por dia e comece a funcionar até o fim deste mês.

Saiba mais
A MPS é uma enfermidade hereditária, que de uma forma simplificada significa dizer que há falta de uma enzima para digerir um açúcar (o mucopolissacarídeo). Em pessoas com MPS, são frequentes algumas alterações no rosto, enrijecimento das articulações, dificuldades respiratórias e cardíacas, alterações no crescimento, deformações ósseas, aumento do fígado e baço e das mucosas em geral. Deficiência visual, auditiva e atraso no desenvolvimento também podem ocorrer. Muitas vezes, apresenta manifestações e sintomas semelhantes aos de enfermidades mais comuns. Por isso, o diagnóstico correto é mais difícil.

O evento tem apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Associação Baiana de MPS.

O que são doenças raras
Atualmente, estima-se que existam entre 5 mil e 8 mil doenças raras distintas. Segundo a Sociedade Brasileira de Genética Médica, 80% dos casos de doenças raras são hereditários e, somente no Brasil, entre 3% e 5% da população nasce com algum tipo de problema genético.

Dia Internacional de Conscientização da MPS

Evento: Palestras sobre MPS
Local: Hospital Geral Roberto Santos
EndereçoR. Silveira Martins, 4.000 – Salvador/BA
Data: 15 de maio
Horário: às 9h30 e às 16 horas

Bahia Acontece, com informações de comuniquese1

Nenhum comentário:

Postar um comentário