Bahia é sede mundial da luta olímpica até domingo




11/08/15- Até domingo (16), a Bahia se transforma na sede internacional da luta olímpica com a disputa do Campeonato Mundial Júnior de Wrestling. A abertura da competição, que acontece pela primeira vez na América do Sul, foi realizada na noite desta terça-feira (11), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O governador Rui Costa esteve entre as autoridades presentes na cerimônia.

“É um equipamento multifuncional que abriga vários esportes. Portanto a Bahia entra definitivamente no calendário nacional e internacional do esporte", disse Rui ao destacar a estrutura do Centro Pan-Americano como decisiva para receber o evento.

A Bahia foi escolhida pela Confederação Mundial de Wrestling como sede por oferecer as melhores condições para o evento durante a defesa da candidatura, na cidade polonesa de Walzbrych, em março deste ano. Concorreram também Lausanne (Suíça), Sofia (Bulgária), além de três capitais brasileiras - Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. 


O mundial reúne 600 atletas, entre 18 e 20 anos, de 62 países, além de equipes técnicas e dirigentes. 

Desta quarta a sexta-feira (12 a 14), lutadores da modalidade realizam ‘clínicas’, em 50 escolas estaduais e municipais de Salvador e região metropolitana, para difundir o esporte entre crianças e jovens baianos. Um dos esportes olímpicos mais antigos, a luta faz parte do cronograma dos jogos Rio 2016 e é disputada nos estilos livre masculino e feminino e greco-romano masculino. No mundial júnior, cada estilo tem oito categorias de peso entre 50 kg e 120 kg.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário