Forrozeiros apostam na 'Lei da Zabumba' nos municípios da Bahia




Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (25), no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, trouxe a discussão da extensão para o âmbito municipal da lei que garante 60% de cotas para os artistas baianos se apresentarem em eventos realizados com verba pública no Estado. Ao lado do presidente Marcelo Nilo, o deputado Bira Corôa (PT), a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, e músicos como Adelmário Coelho e Léo da banda Estakazero estiveram presentes no encontro.
Com o objetivo de incentivar e priorizar os artistas locais, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade em 16 de Junho e recebeu o apoio dos políticos e da classe artística baiana. “Marcelo Nilo representou muito bem o Estado. Muitos municípios fizeram festas pequenas no São João por exemplo e isso já é o reflexo do que estamos passando. Precisamos valorizar os artistas locais. Esse projeto de lei foi de muita coragem”, afirmou Quitéria.
Nilo se mostrou interessado em apoiar a extensão do projeto e ressaltou a importância da participação dos municípios. “Temos que conversar com as prefeituras, pois elas são responsáveis pelas contratações dos artistas. Precisamos estender o que foi aprovado na Alba aos 417 municípios do Estado e para isso precisamos da parceria da UPB”, explicou o presidente.
No encontro, surgiu a ideia de uma campanha para conquistar o apoio das prefeituras e da sociedade. A ideia é começar pelas festas de São João das cidades e com o tempo, valorizar todas as manifestações culturais da Bahia. “Precisamos de uma campanha para sensibilizar a opinião pública. Podemos unificar a fala dos artistas e divulgar nos meios de comunicação para conquistar o apoio da sociedade”, disse Quitéria. Sugerido pelo cantor Léo, o nome “Devolva Meu São João”, pode se tornar o título oficial da campanha.
Entenda a Lei
O PL é fruto de um acordo entre as lideranças do governo e de oposição com o apoio do presidente do legislativo, deputado Marcelo Nilo. A proposição tem como principal objetivo, valorizar a cultura nordestina na Bahia, destinando parte da verba das Secretarias de Cultura e Turismo para a contratação dos artistas locais em eventos do estado.
Bahia Acontece, com informações de Fernanda Blanco
Assessoria de comunicação ALBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário