Prefeitos se reúnem na UPB com Forrozeiros e presidente da Assembléia‏



Com o intuito de municipalizar a ‘Lei da Zabumba’, o deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria se reuniram hoje (31) pela manhã com os forrozeiros e mais de 80 prefeitos do interior do Estado.
O encontro foi promovido por Maria Quitéria para divulgar a campanha: “Devolva meu São João”, que propõe a municipalização da “Lei da Zabumba” aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia. Segundo Quitéria, a campanha terá início com vídeos gravados por forrozeiros enfatizando a valorização da cultura nordestina em festas populares, que serão enviados às câmaras municipais do estado. “Podemos unificar a fala dos artistas e divulgar nos meios de comunicação para conquistar o apoio da sociedade”, explicou.
Aprovado por unanimidade pelos prefeitos presentes, a campanha foi elogiada pelo resgate da cultura musical local. Durante o encontro, Marcelo Nilo, chefe do legislativo, ressaltou a importância de levar o PL (Projeto de Lei) dos forrozeiros para o interior. “Temos que conversar com as prefeituras, pois elas são responsáveis pelas contratações dos artistas. Precisamos estender o que foi aprovado na Alba aos 417 municípios do Estado e para isso precisamos da parceria da UPB”, enfatizou Nilo.
Willian Coelho, empresário do cantor de forró Adelmário Coelho esteve presente na reunião e aderiu a campanha. Para o empresário, o que está em questão não são as “cotas”, mas a revitalização do São João baiano. “Não é apenas um show e sim a reafirmação da nossa cultura.”, afirmou.
A Lei da Zabumba que prevê cota de 60% para os artistas baianos se apresentarem em eventos realizados com verba pública no Estado foi aprovada por unanimidade no dia 16 de Junho na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que valerá para o ano que vem.

Fernanda Blanco - Assessoria de comunicação

Um comentário:

  1. De vez em quando os políticos nos surpreende com alguma boa notícia. Parabéns!

    ResponderExcluir