CIPE/SEMIÁRIDO COMEMORA 100 DIAS SEM ASSALTOS A BANCO E ESTOUROS DE CAIXAS ELETRÔNICOS EM SUA AREA DE COBERTURA





03/08/15- As ações integradas do policiamento preventivo desenvolvidas pela CIPE/SEMIÁRIDO em conjunto com as Unidades Operacionais apoiadas, aliada às intervenções pontuais dos Órgãos de Inteligência da SSP permitiram, nesta data, alcançar 100 dias sem o registro de Assaltos a Agências Bancárias e Arrombamentos a Terminais de Autoatendimento em nossa área de cobertura.
Com a missão precípua de apoiar o policiamento ordinário em 74 municípios, a CIPE/Semiárido implementou algumas ações no início do mês de setembro de 2014 que  colaboram sobremaneira para o alcance deste marco. As medidas otimizam o emprego do policiamento especializado nos eixos da Chapada Diamantina e Microrregião de Irecê. O emprego racional das guarnições envolve também o policiamento ordinário. Na Sala de Situação, o Comandante da UOE juntamente com os Comandantes das UOps apoiadas trocam informações acerca das agências abastecidas na região, bem como da movimentação de grupos criminosos. Estas informações são tratadas a nível reservado e, de forma coordenada, os Comandantes decidem a aplicação do efetivo priorizando os locais de risco. Tudo ocorre ao final de cada dia útil, sendo utilizado um grupo criado no WhatsApp como ferramenta de comunicação.
Aliada a esta ação, grandes Operações são desenvolvidas na região. A Secretária de Segurança Pública desenvolve a Operação “Varredura”, já na sua 10ª edição, que prioriza períodos do mês e eixos para aplicação do policiamento. O Comando de Policiamento Especializado (CPE) desenvolve a Operação “Hermes” e a Operação de “Combate a Crimes Contra Instituições Financeiras”. Ressaltamos a participação do CPE que fomenta através das suas Diretrizes a aplicação operacional na busca da produtividade.
De forma complementar, esta UOE desenvolve Operações como a “Ronda Rural”, “Ações Diurnas e Noturnas” e “Intensificação”.
Este conjunto de medidas tem permitido bons resultados. Comparando o 1º semestre de 2014 com o de 2015, tivemos em números totais 26 ocorrências contra 11(onze) deste ano. No item Arrombamento a TAA tivemos uma redução de 50%, enquanto que a modalidade Assalto a Banco conhecido como “Novo Cangaço”, tivemos uma redução de 75%. Com relação às ocorrências envolvendo extorsão mediante sequestro de Gerente ou familiar, tivemos uma ocorrência registrada no ultimo dia 30, que se limitou à tentativa pela rápida mobilização do aparato policial para inviabilizar a consumação do delito. Até a presente data não houve registro de Roubo a Carro Forte.
Em sentido inverso, tivemos um aumento considerável na produtividade da UOE, notadamente nas apreensões no primeiro semestre de 2015. As prisões em flagrante aumentaram 10% em relação ao total do ano de 2014. Da mesma forma a recuperação de veículos (155) que já supera em 18% o número total do ano passado. Neste ano foram apreendidas 91 armas de fogo e 50 maquinas Caça-níqueis. Foram erradicados 106 mil pés de maconha e apreendidos 22 quilos da erva pronta para o consumo.
Esta avaliação do 1º semestre mostra que esta Unidade Especializada tem conseguido atingir as metas apresentadas no seu Plano de Trabalho para o ano de 2015. Os resultados se devem a grande integração com as Unidades Operacionais Apoiadas, Coordenadorias de Polícia Civil e Órgãos de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública. Com o envolvimento e a aplicação de todos, esperamos até o término do ano de 2015 continuarmos a apresentar bons resultados, mantendo a Ordem e a Paz das comunidades. Renovamos o compromisso de bem servir a sociedade baiana, pela aplicação diuturna no cumprimento da lei.


Valter Santos de Araújo – Ten Cel PM
Comandante

Um comentário:

  1. So foi sairem de jacobina q a criminalidade tomou conta os ladroezinhos baratos roubam motos carros e supermercados quando bem querem a segurança caiu 200%

    ResponderExcluir