Na mesma moeda: homem é condenado a ter olho arrancado após danificar visão de outro no Irã


08/08/15- A política do “olho por olho, dente por dente” está sendo levada ao pé da letra no Irã. Esta semana, um homem foi condenado a ter os olhos arrancados no Irã depois de danificar a visão de um outro em uma briga de rua. As informações são do Daily Mail.
A sentença macabra foi determinada para um homem de 27 anos de idade, conhecido apenas por seu primeiro nome, Hamed. Ele teria ferido o olho de um homem durante uma briga em março de 2011, quando tinha apenas 23 anos de idade.
O Conselho Nacional de Resistência do Irã (NCRI) reproduziu as declarações que Hamad deu no tribunal.
— Era por volta da meia-noite e eu estava em casa quando minha mãe me ligou e disse que meu pai tinha sofrido um acidente de carro. Eu corri para o local para ajuda-lo, mas não tinha nenhuma intenção de ferir o olho de alguém.
Membro do NCRI e ativista de direitos humanos, Farideh Karimi classificou a sentença como “profundamente lamentável”.
— Estes atos selvagens que constituem tortura estão consagrados nas leis do regime iraniano. Tem havido um aumento acentuado em execuções no Irã durante o mandato do presidente Hassan Rouhani nos últimos dois anos. É profundamente lamentável que os governos europeus não estejam protestando contra esses casos de barbárie.
Desde que Hassan Rohani chegou ao poder em 2013, mais de 1.800 pessoas foram executadas e outras centenas foram submetidas a castigos degradantes e desumanos, como amputações e agressões físicas em público. Em março deste ano, um iraniano que desfigurou permanentemente um outro homem após ataca-lo com ácido recebeu uma punição similar.
O homem, identificado apenas como Hamid despejou ácido sobre outro homem em 2005, o que fez a vítima perder um olho e uma orelha. Hamid foi condenado por um tribunal iraniano a uma “retribuição em espécie”, e teve seu olho e orelha removidos cirurgicamente em uma prisão.
No ano passado, um juiz condenou um homem cristão a ter os lábios queimados com um cigarro por ter comido durante o dia no mês sagrado muçulmano do Ramadã. A punição foi executada em uma praça pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário