Saúde: OMS declara que pandemia da Covid-19 está perto do fim

Autoridades de saúde se manifestaram sobre as afirmações



A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o mundo nunca esteve tão perto de acabar com a pandemia. A afirmação é do diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus na última quarta-feira. No estado, dados referentes a novos casos e número de óbitos indicam relativo controle, defendem especialistas.

“Na semana passada, o número de mortes semanais por Covid-19 caiu para seu nível mais baixo desde março de 2020. Ainda não terminou, mas o final está ao alcance das mãos”, afirmou Ghebreyesus. Fernanda Grassi, infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), explica o posicionamento da OMS. “A organização apontou que estamos em uma situação melhor e que talvez essa pandemia possa ser finalizada em algum tempo, mas ainda não temos uma previsão”.

Para a especialista, o avanço da vacinação foi o responsável pela melhora do nível de controle da doença. “Enquanto toda a população não estiver toda vacinada e imune, pode surgir uma variante mais forte e letal, por isso é importante uma vacinação ampla. No Brasil já conseguimos atingir 70%, além de termos que investir nas doses de reforço”.


“A pandemia está com nível muito baixo no estado e em uma tendência contínua de queda. Não surgiu nenhuma variante então, principalmente com o avanço da vacinação, concordo com o posicionamento da OMS”, diz Antônio Carlos Bandeira, médico do Laboratório Central do Estado da Bahia.


“O que vai acontecer é que a Covid-19 vai continuar circulando, mas vai ganhar o status de endemia. Vai se comportar como a dengue ou outras doenças respiratórias”, opina. 


Na Bahia, entre quarta-feira e ontem, foram registrados 424 casos de Covid-19. Também apontados 479 recuperados e 1 óbito. Dos 1.691.828 casos confirmados desde o início da pandemia, 30.685 tiveram óbito confirmado. 


Até o momento, o estado contabiliza 11.651.808 pessoas vacinadas com a 1ª dose, 10.814.462 com a 2ª dose ou dose única, 7.263.982 com a dose de reforço e 2.146.012 com o segundo reforço. 


Já em Salvador, a doutora Adielma Nizarala, médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), garante que já se pode descrever a pandemia como moderadamente estável na cidade. “Nós temos tido uma queda impressionante nos casos novos, mas eles continuam acontecendo, mesmo que em menor quantidade. Já que não tivemos nova onda de infecção, nenhum agravamento com novas cepas e uma cobertura vacinal relevante, podemos dizer que a pandemia está relativamente controlada em Salvador. A cidade segue o exemplo do estado”, diz.


“Hoje, não temos nenhum leito clínico pediátrico ocupado e os poucos leitos são ocupados por pessoas infectadas com a doença que não se vacinaram ou que têm muitas comorbidades”, continua a médica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário