Urna de Ourolândia é uma das 43 sorteadas para auditoria na Bahia

 

Informações e foto: Blog do TRE BA

As urnas que serão submetidas à auditoria da votação eletrônica já estão na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador. Os equipamentos foram entregues neste sábado (1/10), véspera do pleito, depois da audiência pública que definiu, por indicação e sorteio, as seções eleitorais que terão urnas auditadas durante o Dia E, dia da eleição.

No total, 43 equipamentos serão submetidos aos testes de integridade ou autenticidade. Dessas, 33 urnas serão submetidas ao teste de integridade. A auditoria acontece durante todo o domingo das votações, simultaneamente à eleição regular, das 8h às 17h. 30 equipamentos foram trazidos dos 24 polos de informática do TRE-BA, seguindo a logística de transporte definida após a audiência pública deste sábado. As outras três máquinas são de zonas eleitorais de Salvador e foram trazidas pela própria zona eleitoral para a sede.

Já o teste de autenticidade será realizado em 10 urnas e, como será feito diretamente nas seções eleitorais, os equipamentos permanecem nas seções de origem. O procedimento acontecerá antes do início das votações, às 7h. Na presença do juiz eleitoral e de entidades fiscalizadoras, essas 10 urnas terão o lacre retirado antes da impressão da zerésima. O objetivo é verificar se os sistemas que estão nos equipamentos são os mesmos que foram inseridos antes do pleito.

Dentre as urnas sorteadas para o teste de integridade está a da seção 136, do município de Ourolândia, pertencente a 167ª Zona Eleitoral.

Logística

Dentre as urnas que precisaram ser trazidas à sede do Eleitoral baiano, nove chegaram de avião, com apoio de transporte aéreo contratado via licitação. Cinco vieram de helicóptero – cedido pela Polícia Militar da Bahia, com apoio do Grupamento Aéreo (Graer) – e as restantes foram trazidas por veículos do TRE-BA.

Confira as urnas sorteadas para o teste.



Mais Política 

Nenhum comentário:

Postar um comentário