Ao menos 56 morrem em acidente de trem na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha




Pelo menos 56 pessoas morreram e 200 ficaram feridas no descarrilamento de um trem de passageiros perto de Santiago de Compostela (Galícia, noroeste), afirmou o presidente da região, Alberto Núñez Feijóo.

O acidente ocorreu por volta das 20h41 horário local (15h41 horário de Brasília). Segundo vizinhos da estação, ocorreu uma explosão. O governo espanhol, no entanto, declarou que os indícios apontam uma falha mecânica como causa do acidente. O jornal 'El País' afirma que o trem entrou na curva a mais de 200 km/h.

Segundo a companhia ferroviária Renfe, o trem transportava 218 passageiros. A causa do acidente ainda não foi determinada. As primeiras imagens após o acidente mostram quatro vagões virados, sendo pelo menos um totalmente destruído.

Após o acidente, um dos maquinistas ajudou a resgatar as vítimas e questionava os bombeiros que chegavam ao local: 'Descarrilhamos, o que vou fazer!'. Um gindaste está no local para retirar os vagões e dar acesso para os bombeiros a última parte da locomotiva. 

Uma testemunha que estava no trem afirmou à rádio Cadena Ser que "parece que em uma curva o trem começou a capotar e os vagões ficaram uns sobre os outros." O acidente aconteceu a alguns quilômetros da estação de Santiago de Compostela. O trem fazia a ligação entre Madri e a cidade de El Ferrol, na Galícia.

Dois passageiros do trem afirmaram sentir a locomotiva tombando em uma curva e, após o acidente, havia várias pessoas mortas no chão do vagão. Outra vítima gritava pedindo ajuda em uma rádio local: ‘Quantas pessoas morreram. Meu Deus!’. 

O descarrilhamento aconteceu no quilômetro 84 da via que liga as cidades de Ourense e Santiago de Compostela. Bombeiros e policiais estão no local e já iniciaram a investigação para descobrir as causas dos acidente na cidade espanhola.

O governo da Espanha trabalha com a hipótese principal de acidente para a causa do descarrilamento, disse uma porta-foz do governo à Reuters. O primeiro-ministro espanhol mariano Rajoy deve visitar o local do descarrilamento na manhã de quinta-feira.

"Rajoy está em um encontro de emrgência com o vice-primeiro-ministro e os ministros do Interior e de Serviços Públicos", disse a porta-voz. "Ele vai visitar o local amanhã pela manhã."

"Foi muito rápido, em uma curva o trem começou a dar muitas voltas e os vagões ficaram uns sobre os outros, e muita gente ficou presa embaixo, tivemos que sair por baixo dos vagões e percebemos que o trem estava queimando", disse o passageiro Ricardo Montesco à rádio Cadena Ser.
"Eu estava no vagão número dois e havia fogo, em frente havia mortos. Havia mortos, eu vi mortos", acrescentou.

O trem afetado fazia a rota entre Madri e Ferrol, em La Coruña, no noroeste da Espanha. A cidade suspendeu as celebrações pelo dia do apóstolo Santiago, padroeiro da Galícia. Santiago de Compostela, cidade natal do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, é conhecida como destino de uma antiga rota de peregrinação católica.


Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário