Movimento " JUSTIÇA JÁ" cobra melhorias para as comarcas da região.


25/07/13- O movimento "Justiça Já", organizado por representantes da OAB subseção Jacobina realizou nesta quinta-feira, uma passeata na cidade em protesto contra a situação precária que vivem as comarcas que fazem parte desta  jurisdição. A pauta de reivindicações são: Falta de juízes, falta de serventuários, falta de treinadores para JPE, respeito às prerrogativas dos advogados e o caos dos cartórios extrajudiciais.

"É um descaso com a população de nossa região por parte do Tribunal de Justiça da Bahia. Há comarcas que há anos não tem Juiz titular. Nos cartórios, para se fazer um simples reconhecimento de firma, o cidadão tem que madrugar na fila.  Eu pessoalmente entreguei um diagnóstico da situação de nossas comarcas ao  Presidente do Tribunal de Justiça, Dr  Mário Alberto Simões Hirs e até o momento não obtivemos por parte do tribunal nenhum tipo de resposta. As comarcas que abrangem  a OAB subseção Jacobina estão entregues. São 19 cidades, com uma população estimada de 160.000 habitantes, e atendidas por apenas quatro Juízes. Estimo que hoje temos mais de 70.000 processos estão parados, que ainda não foram julgados simplesmente  por falta de material humano. O TJBA é o segundo pior tribunal da federação, só estamos à frente do Piauí, e não se faz nada!! Não podemos mais aceitar isso", disse Dra Marilda Miranda Sampaio, presidente da OAB Subseção Jacobina.

O movimento percorreu as principais ruas da cidade e contou com o apoio de várias entidades de classe como Rotary Club e Lions Clube de Jacobina e Capim Grosso, Sindicado do Mineiros de Jacobina, Conselho Comunitário de Segurança de Jacobina, Movimento Vem Pra Rua Jacobina, dentre outras

Ao fim, em frente ao Fórum Jorge Calmon,  foi feito um minuto de silêncio em repúdio ao que está acontecendo, e Dra Marilda anunciou que Dr Luiz Viana Queiroz, PRESIDENTE DA OAB SEÇÃO BAHIA, lança oficialmente hoje a campanha "JACOBINA, UMA CRUZADA EM DEFESA DAS PRERROGATIVAS E DO NOSSO JUDICIÁRIO", que tem como objetivo fazer com que o TJBA tome atitudes urgentes que possam mudar a atual situação em que se encontram as comarcas desta jurisdição.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário