Parceria entre Ministério e Facebook resulta em 135 mil possíveis doadores




A parceria entre o Ministério da Saúde e o Facebook para incentivar a doação de órgãos entre usuários da rede social completa um ano nesta semana. Durante este período, 135 mil pessoas manifestaram o desejo se ser possíveis doadoras de órgãos. A ferramenta permite que o internauta adicione esta informação a sua linha do tempo e também ao seu perfil.

O objetivo da parceria é que o usuário compartilhe a sua história de vida e os motivos que o levaram a se tornar um doador. Após a inserção da funcionalidade e a divulgação da campanha, houve um aumento de 1.780% do número de usuários na página oficial de Doação de Órgãos do Ministério da Saúde no Facebook. A rede social também disponibilizou a funcionalidade em outros países.

Em 2012, foram realizadas 24 mil cirurgias de transplante, sendo 95% realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Embora o Brasil tenha o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo, o Ministério da Saúde trabalha para aumentar o número de cirurgias e de doadores.

Para ser doadora, a pessoa deve informar à família o seu desejo e, segundo a legislação, não é necessário deixar documento escrito. Uma boa forma de informar que é doador é tornar isso público nas redes sociais.

FERRAMENTA - Na linha do tempo, clique em “Evento Cotidiano”.  Depois selecione a opção saúde e bem-estar e clique em doador de órgãos. Selecione suas configurações de privacidade para determinar quem você deseja que tenha acesso a essa informação.

Confira o passo a passo para registrar em seu perfil, a vontade de doar órgãos e publicar esse desejo em sua timeline, para que todos seus amigos e familiares também vejam.

https://www.youtube.com/watch?v=nwQ7951n13g

Da Agência Saúde/Ascom-MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário