ÁFRICA DO SUL: QUADRO CLÍNICO PIORA E MANDELA RESPIRA POR APARELHOS.


O site da rede de televisão CNN informou hoje que Nelson Mandela está respirando com a ajuda de aparelhos no hospital em que está internado, em Pretoria, segundo uma autoridade que recebeu informações sobre o estado de saúde do ex-presidente sul-africano.


Mandela, de 94 anos, foi hospitalizado em 8 de junho devido a uma recorrente infecção pulmonar. As autoridades vêm descrevendo seu estado de saúde como crítico desde domingo.


Resignada, a África do Sul aguardava nesta quarta-feira à noite a iminente morte de seu ex-presidente Nelson Mandela, enquanto o chefe de Estado Jacob Zuma cancelou uma viagem prevista para quinta a Moçambique.


Os médicos teriam sugerido à família desligar as máquinas que mantém vivo o líder da luta contra o apartheid. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo jornal sul-africano The Citizen, citando “cinco fontes próximas” aos familiares de Mandela, “incluindo duas pessoas que recentemente visitaram o ex-presidente no hospital”. * ( TERRA)

O presidente Jacob Zuma anunciou o cancelamento de sua viagem depois de ter visitado à noite seu ilustre antecessor no hospital.


O herói da luta contra o apartheid "continua em estado crítico", segundo um comunicado da Presidência.


O estado de saúde de Nelson Mandela se agravou durante o final de semana. Ele foi hospitalizado com urgência no dia 8 de junho depois de uma recorrência da infecção pulmonar que o atormenta há dois anos e meio.


O prêmio Nobel da Paz 1993 respira com a ajuda de aparelhos, indicou à AFP Napilisi Mandela, um chefe de clã que veio da região natal de Mandela, Transkei (sul), depois de ter visitado na quarta o herói da luta contra o regime segregacionista.


"Sim, ele precisa de aparelhos para respirar", disse Napilisi. "É triste, mas é tudo o que pode ser feito."


Resumindo o sentimento geral, o jornal popular Daily Sun apresentava como manchete "A luta final".


Perto de um memorial improvisado em um muro do Mediclinic Heart Hospital de Pretória, Franz, acompanhado de seu filho, afirma: "É triste, mas não há nada que possamos fazer, além de desejar que fique em paz."


"Que tua bênção esteja sobre Madiba agora e sempre. Dê a ele, nós te pedimos, uma noite calma e um fim bom e perfeito", rezou o reverendo Thabo Makgoba, arcebispo anglicano da Cidade do Cabo.



FONTE:  CNN, AE, AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário