JACOBINA: CARTÓRIOS NÃO PRIVATIZADOS FAZEM PARALISAÇÃO

25/06/13- Quem precisou de serviços cartoriais em Jacobina nesta terça-feira ficou a ver navios, isto porque os cartórios da cidade não funcionaram hoje. Na verdade, os cartórios locais participam de mais uma das paralisações realizadas pelo Sindicato da categoria, "Sinpojud" e só os  cartórios extrajudiciais sob administração do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) estão parados

As atividades nos cartórios serão normalizadas a partir da próximo dia 3 de julho. De acordo com a categoria, a paralisação irá ocorrer mensalmente, sempre na última semana de cada mês, até que todas as demandas sejam resolvidas.

Entre as reclamações da classe estão falta de funcionários, sucateamento dos cartórios, falta de segurança, sobrecarga de trabalho e constantes agressões sofridas pelos servidores.

A categoria reivindica ainda o pagamento da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), aparelhamento dos cartórios e realização de concursos para  delegatários.

Os cartórios da Bahia foram privatizados em 2011, quando foi dada a opção aos servidores titulares de assumirem a responsabilidade dos cartórios, tornando-os privados mas, dos 1.463 do Estado, apenas 145 titulares optaram por assumir o serviço em caráter privado. Nos demais, é necessário realização concurso para que delegatários assumam a titularidade, mas , segundo o TJBA, não existe previsão para que os concursos sejam realizados.

Durante a paralisação, funcionarão, em regime de plantão, os serviços de casamentos já agendados e o plantão de óbito.



Em Jacobina, a precariedade dos serviços dos cartórios da comarca local é motivo de reclamação antiga da sociedade, e inclusive tema de audiências públicas na Câmara de Vereadores,( VEJA MATÉRIA) (CLIQUE E VEJA MATÉRIA), mas até o momento nada mudou.



EMERSON ROCHA / BAHIA ACONTECE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário